PF prende passageiros tentando embarcar com droga para a África, Ásia e Europa

Os presos serão conduzidos aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça


A PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu, entre a tarde da terça-feira (2) e madrugada de hoje (3/12), 4 passageiros de voos internacionais tentando levar droga para Portugal, Coréia do Sul e África do Sul.

Na tarde de ontem (2), foram presas duas pessoas que embarcariam no mesmo voo com destino a Lisboa, em Portugal. Policiais federais que analisavam as imagens do raio-x, no porão de bagagem, selecionaram malas suspeitas e diligenciaram até a aeronave onde localizaram seus proprietários, ambos brasileiros.

Na mala do homem, de 30 anos de idade, dentro de uma caixa de sapato, foram encontrados dois quilos de cocaína prensados na forma de dois tijolos e, em fundos falsos existentes nas duas malas de uma mulher, de 19 ano de idade, havia 4 volumes com um total de mais de quatro quilos da mesma droga.

Em outra ação, realizada no início da madrugada de hoje (3), policiais federais selecionaram junto ao check-in de voo para a Coréia do Sul, um homem coreano, de 47 anos de idade, para entrevista e verificação da bagagem. O homem não falava português e tampouco o inglês, mas os policiais o conduziram para que acompanhasse a vistoria de sua bagagem por meio do aparelho de raio-x.

As imagens revelaram algo oculto nas estruturas da mala. O homem foi conduzido à delegacia onde os peritos federais extraíram o material oculto e o identificaram como cocaína, cujo volume somou mais de 3 Kg. Por meio de intérprete, o suspeito informou aos policiais que trabalha como contador em seu país e que fora contratado pelo filho de uma pessoa importante para que transportasse a mala até o Laos, pois ela conteria uma substância necessária para a execução de um procedimento químico e, pelo transporte, ele receberia alguns milhares de dólares como pagamento.

Outra equipe de policiais, que monitorava o fluxo de passageiros que chegam ao aeroporto, desconfiou de um homem, um venezuelano de 22 anos de idade, que se dirigiu ao check-in de voo com destino a Joanesburgo, na África do Sul. O homem foi abordado pelos policiais e, na busca pessoal, realizada em uma sala reservada, foram encontrados mais de 6 Kg de cocaína fixados em seu corpo na região do tórax e panturrilha.

Os presos serão conduzidos aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça.