Para trazer mais segurança, GCM recebe treinamento e armas

Criada em 2018, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pindamonhangaba dá mais um avanço no combate ao crime no município


Após o treinamento e cursos de seu efetivo, a Prefeitura recebeu nesta semana 25 pistolas da marca Taurus para implantar o policiamento armado.

"A figura do Guarda Municipal foi criada em 1957 e agora se adequou à legislação federal com seu novo modelo aprimorado, passando a ser denominada de Guarda Civil Metropolitana", afirmou o secretário de Segurança, José Sodário Viana.

A GCM passou a integrar o sistema de segurança pública e agora pode atuar com novo perfil e atribuições, integrada e sistêmica com outros órgãos policiais como Polícia Militar e Civil, bem como fiscalizar trânsito e atuar armada.

Segundo o Sodário, é um momento de modernização da segurança pública de Pindamonhangaba, pois o antigo modelo de guarda que exercia a segurança patrimonial agora passa a atuar de forma mais profissional para proteger o cidadão.

"É um novo momento pois criamos a Ouvidoria e Corregedoria específicas para a GCM e treinamos os guardas que optaram em aderir ao novo perfil, com cursos de direito administrativo e penal, exame de aptidão psicológica, curso de arma (escrito e prática), curso de controle com tonfa e escudo", afirmou Sodário.

O secretário frisou que todo esse processo vem sendo realizado ao longo dos últimos dois anos para que nossa GCM possa atuar na rua de forma armada, assim que finalizar a documentação burocrática que já se encontra na Polícia Federal.

"Dos atuais 117 agentes de nossa nova GCM, acreditamos que cerca de 40 guardas serão aprovados para atuar de forma armada. Seguimos todos os protocolos e leis em vigor, sempre com um único objetivo: trazer um avanço no combate ao crime no município e melhorar a nossa segurança", afirmou Sodário.

O prefeito Isael Domingues acredita que o recebimento das pistolas é um marco na história da segurança pública de Pindamonhangaba. "Estamos agindo com muita força na segurança com ações inéditas. Assim como o Guarda Bike, o Canil com três cães, as novas viaturas, a implantação do COI e a aquisição de uniformes, jaquetas e coletes balísticos, a implantação da guarda armada é outra ação implacável para deixar Pindamonhangaba mais segura", afirmou o prefeito.