Justiça de São Paulo determina transferência de Lula para presídio de Tremembé

Em Curitiba, ex-presidente cumpriu um ano e quatro meses de uma pena que totaliza oito anos, 10 meses e 20 dias


Ex-presidente ficará no P2, conhecido como o Ex-presidente ficará no P2, conhecido como o (Foto : Ricardo Stuckert/Instituto Lula)Por decisão do juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da Justiça estadual de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser transferido de Curitiba para a penitenciária 2 de Tremembé, no Vale do Paraíba. A decisão para que Lula cumpra sua pena no estado de São Paulo ocorre após Justiça Federal do Paraná ter autorizado a transferência.

Lula estava preso provisoriamente em uma cela da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, desde abril de 2018. Em Curitiba, ele cumpriu, portanto, um ano e quatro meses de uma pena que totaliza oito anos, 10 meses e 20 dias. O ex-presidente foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP). A condenação foi confirmada em abril pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Presídio dos famosos - A Penitenciária II do Complexo Prisional de Tremembé é conhecida como o "presídio dos famosos".  Neste ambiente, que agora recebe um ex-presidente da República, foram abrigados  Mizael Bispo de Souza (matou a namorada Mércia Nakashima), Alexandre Nardoni (matou a filha Isabela), Cristian Cravinhos (co-autor da morte dos pais de Suzane von Richtofen), Limdemberg Alves (matou Eloá Pimentel), Gil Rugai (matou o pai e a madrasta), Guilherme Longo (preso pelo assassinato do enteado Joaquim), o ex-médico Roger Abdelmassih (preso por  violentar várias mulheres), entre outros.

Defesa -  Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, afirma que seu cliente tem a prerrogativa que seria inerente a sua condição de ex-presidente e assim, tem o direito a cumprir pena em uma sala de Estado-Maior.