Infográfico revela alto índice de violência em Niterói (RJ)



Felipe Peixoto, pré-candidato a deputado estadual pelo PSD-RJ, liberou, no primeiro dia do mês de agosto, um infográfico com informações sobre os dados da violência urbana em Niterói, município do Rio de Janeiro.

Segundo Felipe, a Zona Norte de Niterói tem liderado o ranking de violência em indicadores estratégicos, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública de Niterói. De acordo com o Instituto, 42% dos registros da 78ª DP, do Fonseca, são de furtos e roubos de carros. Desde 2013, já são quase 14 mil veículos roubados ou furtados no município fluminense.

O motivo, segundo Felipe Peixoto, foi que em 2015, com contribuição do governo federal, a Prefeitura de Niterói inaugurou, ao custo inicial de quase R$ 20 milhões, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), um equipamento importante que deveria integrar as forças de segurança no enfrentamento ao crime e aos delitos em geral.

A iniciativa prometia ter também 500 câmeras de monitoramento distribuídas por pontos estratégicos, além de portais com leitores automáticos de identificação de placas instalados nas entradas e saídas da cidade.

Como anunciado na época, a pretensão era criar uma espécie de “aldeia tecnológica” que assegurasse às pessoas mais segurança nas ruas.

Segundo o pré-candidato não foi isto que aconteceu: “O governo do Estado justifica o alto índice de violência com a grave crise econômica, o que não é verdade porque sabemos que esses números sempre foram absurdamente altos.”

“E assim, vimos no ano passado o lançamento de outro edital para investimentos no CISP, de outros cerca de R$ 10 milhões.”

“O que nos perguntamos é onde estão os resultados práticos de tanto investimento? Quais são as estratégias de segurança de combate a esse tipo de crime? Onde está a polícia que não investiga as quadrilhas?”

“Uma segurança efetiva precisa da interação de todas as políticas públicas.Tecnologia precisa andar aliada à gestão e estratégia”, indaga Peixoto.