Detentos iniciam rebelião em presídio de Tremembé

Detentos do presídio Dr Edgar Magalhães Noronha iniciaram a rebelião na tarde da segunda-feira (16) após a suspensão da saída temporária



No fim da tarde desta segunda-feira (16) detentos do presídio Dr Edgar Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé, iniciaram uma rebelião. De acordo com informações, o tumulto teria começado após os presos saberem da suspensão da saída temporária de Páscoa, que seria amanhã.

Em diversos presídios do estado de São Paulo foram registrados motins e fuga de detentos.

O poder judiciário decidiu pela suspensão da saída temporária, pois depois de cumprida, ao retornarem para os presídios, os detentos seriam potenciais transmissores do coronavírus aos demais presos.

No local estão viaturas da Polícia Militar e há relatos de barulhos de bombas e tiros. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR), chamado para situações críticas no sistema prisional, está no local.

O Corpo de Bombeiros informou que houve uma solicitação para apagar um incêndio em colchões no pátio do presídio. Duas viaturas da equipe estão no local. De acordo com os bombeiros, locais de fácil acesso já tiveram fogo controlado.

A Secretária de Administração Penitenciária (SAP) informou que houve um ato de insubordinação do Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé. Ainda de acordo com o órgão as unidades de regime semiaberto não possuem vigilância armada, seguindo determinação da legislação brasileira, e que providências já estão sendo tomadas para a resolução do problema.

O CPP Dr. Edgar Magalhães de Noronha tem a capacidade para 2.672 detentos e atualmente a população atual é de 3.006. Até o momento não há números exatos sobre fugitivos.