Alckmin inaugura nova sede do 2º Distrito Policial de Pindamonhangaba

Com investimento de R$ 6,1 milhão, prédio atenderá distrito de Moreira César e arredores




O Governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve em Pindamonhangaba na manhã desta segunda-feira (10), data em que a cidade celebra 312 anos, para a inauguração da nova sede do 2º Distrito Policial de Pindamonhangaba, localizado no Distrito de Moreira César.

A construção do prédio foi um investimento de R$ 6.113.975 milhões do Governo do Estado, em um terreno doado pela Prefeitura com área de 2.244 m2. A nova sede terá 63 ambientes, com salas para atendimentos diversos, banheiros e celas em três pavimentos. A obra teve início em junho de 2015 e foi concluída em 30 de junho.

"
O novo prédio do 2º DP de Pindamonhangaba será o modelo padrão para os demais distritos do Estado de São Paulo. Aqui temos um local que une o trabalho da Polícia Civil com Necrim (Núcleo Especial Criminal), OAB Concilia, sala do Ministério Público, sala de reconhecimentos, celas. Além de equipamentos modernos e de treinamento para um trabalho cada vez mais eficiente da polícia", disse Alckmin.

O governador ainda informou que no mês de setembro mais 595 policiais civis serão nomeados, sendo 71 delegados, 171 investigadores e 353 escrivães serem formados na ACADEPOL (Academia de Polícia do Estado de SP) e distribuídos para todos o Estado. Também serão nomeados 55 peritos criminais, 44 médicos legistas e mais 903 policiais militares.

"Não sabemos ainda a quantidade de policiais que virão para o Vale do Paraíba, isso será decidido em setembro. A decisão é técnica, e não política. Vemos onde há maior necessidade e enviamos maior efetivo. Essa região é absolutamente prioritária e isso será levado em conta do critério de distribuição", complementa o governador.

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, afirmou que o novo prédio da Polícia Civil, junto da chegada do COI (Centro de Operações Integradas) e a volta da Atividade Delegada, formarão uma rede de ações para diminuir os índices de criminalidade no município.

"Esse prédio veio no momento certo. Um local muito grande que pode abrigar várias ferramentas do ponto de vista investigatórios, unidos com outras ações, como Atividade Delegada e o COI, que combinadas vão ajudar a diminuir e coibir crimes em nossa cidade. Trazendo a sensação de segurança de volta a população", avaliou o prefeito.

O 2º DP terá como titular de unidade o Delegada Miguel Jacob Felipe Neto. A estimativa é que a população beneficiada será em torno de 162 mil habitantes. O prédio fica na Avenida Manoel Teixeira de Souza, 701, Laerte Assunção.