#SetembroAmarelo Gloria: "Sua ajuda pode fazer toda a diferença"

Peres Kenji, guitarrista da banda, entrou na corrente e revelou como a perda de um amigo inspirou o novo single


Já ouviu falar em Setembro Amarelo? A iniciativa, criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), procura abrir espaço para promover discussões sobre o suicídio, de forma a alertar a população e quebrar tabus sobre o assunto.

A Billboard Brasil decidiu embarcar nesse desafio e pediu para artistas de diferentes gêneros musicais para abrirem o coração e escreverem cartas aos seus fãs. Ao longo desta semana, você poderá ler aqui no site as cartas de treze artistas brasileiros.

Peres Kenji, guitarrista da Gloria, também entrou na nossa corrente. A banda lançou recentemente a faixa "Voa", primeiro single do novo disco. A música é uma homenagem a um amigo da banda que cometeu o suicídio no ano passado.

"Hoje em dia acompanhamos as pessoas através das redes sociais, e nisso perdemos muito do contato direto e orgânico. É muito difícil sabermos o que se passa de verdade com cada um, o que está além das postagens online.

Ano passado perdi um grande amigo. Conhecia ele há 15 anos, sua energia sempre foi contagiante e alegre e nunca imaginei que ele quisesse acabar com a própria vida. Isso me fez pensar muito sobre o assunto.

Ele também era amigo dos outros integrantes da banda e isso acabou sendo um assunto levantado entre nós e, como forma de homenagem e para não esquecermos nunca, acabou virando uma música. E a música começa com o seguinte trecho: "Além do olhar, se esconde a preocupação. Num infinito de questões, achar uma resposta", para lembrarmos sempre que todos ao nosso redor estão lidando com questões, cada um de uma forma, mas não podemos simplesmente passar por cima desse fato.

Meu recado para quem está passando por algum tipo de dificuldade emocional ou depressão é: Procure ajuda! Você não é louco por se consultar com um psicólogo ou psiquiatra. Todos temos questões emocionais e muitas vezes não conseguimos resolver sozinhos. Sua vida é muito importante!

Para as pessoas que tem alguém deprimido ou passando por problemas emocionais:

Se importe com as questões dos seus amigos ou entes queridos. "Isso é besteira, vai passar' ou 'Você só precisa se distrair e sair' não são conselhos efetivos para quem está deprimido. Depressão é uma doença que precisa ser cuidada. Apoie quem você ama. Sua ajuda pode fazer toda a diferença!"

E não se esqueça: Se você precisar de apoio emocional, o CVV atende gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar (de forma anônima), prestando um serviço de prevenção do suicídio, por telefone (188), e-mail e chat. Veja mais informações no site: https://www.cvv.org.br/