Prefeitura de São Sebastião promove 3º Festival de Fanfarras e Bandas

Quinhentos alunos do Projeto Música na Escola desfilaram na Topolândia


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião "Deodato Sant'Anna" (Fundass) realizou na última sexta-feira (22), 3º Festival de Fanfarras e Bandas, na Rua das Mangueiras, bairro Topolândia.

Dez grupos musicais se apresentaram, entre bandas de percussão, bandas de percussão com instrumentos melódicos, fanfarra simples e banda marcial. O festival reuniu cerca de 500 alunos integrantes do projeto Música na Escola.

De acordo com Romário Amorim, coordenador do Música na Escola, nove unidades escolares da Costa Norte e região central do município e a Banda Marcial Municipal de São Sebastião (BAMMUSS) se apresentaram. Todas receberam medalhas de participação e troféus. "Nós tivemos investimentos através SEDUC, em parceria com Fundass, em torno de R$ 1 milhão em uniformes, instrumentos de sopro, percussão, acessórios e kits de baliza que atenderam todas as unidades escolares", afirmou Amorim.

"Demonstramos a aplicação de recursos, aprendizagem dos alunos, ou seja, tudo que foi feito durante esse período". O prefeito Felipe Augusto investe em educação e cultura, consequentemente na formação do futuro cidadão. A música só engrandece o ser humano. É uma linguagem universal", concluiu Amorim.

A estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Verena de Oliveira Dória, do bairro Itatinga, Rebeca Lima Ferreira, 10 anos, disse que adora participar do projeto. "Desfilar aqui hoje foi um sonho realizado. Tocar Bombardino foi o que aconteceu de mais importante na minha vida", emocionou-se Rebeca.

Sua mãe, Raquel de Jesus Lima, moradora do Itatinga ficou orgulhosa da filha. "Ela toca muito bem e se dedica muito. Sem falar que se não tiver boas notas, não pode participar. O prefeito Felipe Augusto está de parabéns, pois além dos conhecimentos escolares, essas crianças aprendem arte, disciplina, trabalho em equipe. Estou muito feliz com a desenvoltura dela", argumentou Raquel.

Uma segunda apresentação do Festival acontece no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 14h, na Rua da Cesp, em Maresias, na Costa Sul do município. O evento é aberto ao público.

Projeto Música na Escola

É realizado pela Secretaria da Educação, em parceria com a Fundass e atende 20 unidades de ensino, com aproximadamente mil alunos que obtém aulas de percussão e sopro. O projeto de educação musical amplia conhecimentos, por meio de aulas teóricas e práticas.