Oficina de percussão de escola de samba começa nesta quarta em São José

Os interessados em participar não precisam levar instrumentos, pois eles serão fornecidos pela FCCR


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo inicia nesta quarta-feira (8), no Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, região sul, uma oficina de percussão de bateria de escola de samba, que faz parte do projeto Patuscada. A atividade prosseguirá pelas próximas quartas-feiras de janeiro (15, 22, e 29) e fevereiro (5, 12 e 19), sempre das 19h às 21h. A entrada é franca e sem necessidade de inscrição. A participação é permitida a partir dos 7 anos de idade.

Os interessados também não precisam levar instrumentos, pois serão disponibilizados aos participantes cerca de 40 deles, entre surdo, malacacheta (caixa), tamborim, ganzá, agogô e repique. "Nossa expectativa é que, além de aprenderem a usar esses instrumentos, as pessoas também entendam a importância de cada um deles no contexto de uma bateria de escola de samba", ressalta Rafael Freitas, orientador da oficina.

Saída do Pirô-Piraquara

A oficina também prevê a formação de um grupo de ritmistas para o bloco Pirô-Piraquara que, como acontece todos os anos, deverá fazer sua primeira saída no dia 20 de fevereiro, uma quinta-feira antes do Carnaval deste ano. "Além do Pirô, outros blocos carnavalescos da cidade também poderão participar desta oficina com seus ritmistas", destaca Rafael Freitas.

Patuscada

O projeto Patuscada foi lançado pela Fundação Cultural em 2019 e visa unir ações culturais de diferentes vertentes, como música, dança, comensalidade, literatura e saberes e fazeres. A atividade acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, no Centro Cultural Clemente Gomes, em Santana (região norte), e é aberta à comunidade. 

Poliesportivo Campo dos Alemães

Rua Valter Dellu, s/nº - Campo dos Alemães

Informações: (12) 3924-7328