Tempo muda a partir da tarde de quarta-feira com possibilidade de chuva forte, raios e rajadas de vento

No Vale do Paraíba, são esperadas fortes quedas de temperatura com a entrada de uma frente fria


O tempo vai mudar em todo o Estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (6), segundo a meteorologia. Áreas de instabilidade serão criadas por uma grande e forte frente fria avança sobre o Brasil nos primeiros dias de maio de 2020. A massa polar que avança sobre o centro-sul de SP deixa o tempo instável com chuva a qualquer hora acompanhada de raios e rajadas de vento.

No Vale do Paraíba, de acordo com o site Climatempo, são esperadas pancadas de chuva a partir da tarde de amanhã com raios e rajadas de vento. Na capital, região metropolitana e no litoral, o sol aparece e as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde com rajadas de vento de até 60km/h.

Segundo os meteorologistas, esta frente fria tem potencial para provocar até alguns temporais durante a sua passagem. Há previsão de chuva para todo o Sul e parte do Sudeste nestes primeiros dias de maio, que até pode ser forte em alguns locais, mas que não vai mudar o grave quadro de seca observado desde o verão.

A quinta-feira (7) será chuvosa e a temperatura começa a cair. A entrada da forte massa polar vai derrubar a temperatura na véspera do fim de semana do Dia das Mães. A chuva desta frente fria começará a ser sentida no Vale a partir desta terça (5) em áreas isoladas.

O frio de sua massa polar só deve chegar do dia 6 em diante. A queda da temperatura mais acentuada deve ocorrer na sexta-feira (8) e no fim de semana do Dia das Mães. São Paulo e Mato Grosso do Sul, estados que também passaram um abril mais seco, vão receber um pouco da chuva desta grande frente fria. Porém, a chuva que ocorrer vai aliviar a secura do solo apenas momentaneamente.

"Esta primeira onda de frio forte do outono está chegando como prevista anteriormente. É com ela que vamos sentir uma clara mudança no clima no Brasil, que vamos sentir que o frio começou de verdade. Mas ainda teremos outra onda de frio em maio, na segunda quinzena, que também será forte e abrangente", disse Patricia Madeira, meteorologista da Climatempo especialista em previsão de clima.

O frio destas massas polares se sustenta por um período de 2 a 4 dias e depois a temperatura volta a entrar em elevação.