Meteorologia alerta para riscos de temporais a partir desta sexta e ao longo da próxima semana

No domingo (12), o tempo quente e úmido e o avanço de uma frente fria vão espalhar muitas áreas de instabilidade sobre o Vale do Paraíba


Não é novidade pra ninguém que, a partir de outubro e seguindo até março, mas principalmente os meses do verão, os dias se apresentam mais chuvosos do ano. Em 2020, o mês de janeiro já vem se destacando com um período de alto índice pluviométrico, acima das médias climatológicas.

Nesta sexta-feira (10) o calor e a alta umidade espalham nuvens carregadas no estado de São Paulo, segundo informam os meteorologistas do site Climatempo.  Há muitas áreas de nuvens carregadas vão se espalhar sobre o Vale do Paraíba. Assim, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e a noite, com risco de temporais isolados.

No sábado (1), o tempo quente e úmido predomina no Vale do Paraíba. Além da umidade, a circulação dos ventos em médios níveis vai potencializar a formação de mais nuvens carregadas. O sol aparece entre nuvens de manhã e no início da tarde já existe expectativa de chuva de forte intensidade com volumes expressivos.  O risco de temporal aumenta.

Frente fria - No domingo (12), o tempo quente e úmido e o avanço de uma frente fria vão espalhar muitas áreas de instabilidade sobre várias áreas de São Paulo, inclusive o Vale do Paraíba. Há risco de chuva forte e volumosa que pode causar problemas. Está mantido o alerta para temporais.

A previsão para a próxima semana ainda é de instabilidade e chuva volumosa.