Instabilidade e risco de chuvas fortes prosseguem durante a semana

O leste do estado de São Paulo e os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão ter pancadas de chuva com raios durante à tarde e a noite


A semana começa chuvosa em boa parte no Sudeste e, nesta segunda-feira (18) chove em boa parte do leste paulista onde se localiza o Vale do Paraíba. Essa instabilidade deve continuar pelos próximos dias, segundo informa o serviço de meteorologia do site Climatempo.

O leste do estado de São Paulo e os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão ter pancadas de chuva com raios durante à tarde e a noite. Também há risco de chuva forte e volumosa, de acordo com os dados coletados pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) . 

Os meteorologistas informam que um cavado meteorológico, em médios níveis da atmosfera, que está ajudando a concentrar a umidade. Cavado é nome técnico que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

Ventos que vêm do Norte e do Nordeste estão transportando mais umidade para o Sudeste. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo estão com risco de chuva forte e volumosa.

anuncio