Frente fria se aproxima do Sudeste e traz chuva forte seguida de temperaturas baixas

O tempo muda devido a uma forte massa de ar frio se desloca na noite de terça-feira, causando tempestades a partir da tarde


Uma massa de ar quente predomina sobre o sudeste brasileiro nesta-segunda-feira (11), mas o tempo vai virar. O calor e a umidade na região são favoráveis à formação de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Confirmando essa informação, a agência Climatempo alerta para a previsão de chuva forte e muito volumosa na região do Vale do Paraíba durante toda esta semana. O Vale poderá experimentar pancadas de chuva já na tarde desta segunda (11).

O tempo muda devido a uma forte massa de ar frio que se desloca na noite de terça-feira, causando tempestades a partir da tarde principalmente no centro-sul e litoral do estado de São Paulo. De acordo com os dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a chuva prevista pode causar sérios transtornos à população, principalmente aos que vivem em áreas de risco.

O sistema ganha força entre a noite de terça (12) e a madrugada de quarta (13), formando nuvens carregadas que causam chuva persistente e recorrente. Assim, na quarta-feira (13) o risco para temporais aumenta, quando as áreas de instabilidades associadas à passagem da frente fria provocam chuva duradoura no sul e leste paulista e também no sul do Rio de Janeiro.

O site Climatempo alerta as equipes da Defesa Civil da região quanto aos riscos para queda de árvores, devido às fortes rajadas de vento e também à intensa atividade elétrica que será causada pelo sistema. Além disso, a intensidade da chuva também pode provocar alagamentos e até mesmo enchentes. N

A temperatura também deve cair em toda a região, ao longo da semana.

anuncio