Estado de São Paulo enfrenta calor extremo nesse fim de semana

Frente fria pode chegar na segunda-feira (14), mas com poucas chances de chuva


 
O ar muito quente e seco continua sobre o estado de São Paulo nesta sexta-feira (11), enquanto uma frente fria se afasta no mar deixando só o litoral com muitas nuvens e temperatura amena. Ainda não tem previsão de chuva para as praias.

Na Grande São Paulo e nas outras regiões paulistas, o sol fica forte e a população deve ficar atenta com o excesso de calor e a secura do ar.

Quase 40°C no interior de SP

Temperaturas muito elevadas voltam a ser registradas no período da tarde chegando quase aos 40°C em locais do oeste e norte do estado de São Paulo.

Ontem, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a temperatura na cidade de São Paulo chegou aos 33,4°C e foi a segunda mais alta do ano. O nível mínimo de umidade relativa do ar registrado ontem na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 15%, igualando o registro de 6 de setembro. Foi a segunda tarde mais seca do ano até agora, apenas um ponto percentual maior do que os 14% registrados no dia 27 de janeiro de 2020.

Fim de semana com calor extremo

Será um fim de semana com temperaturas extremas, que não ocorrem sempre. Tudo indica que será o fim de semana mais quente do ano até agora, com vários recordes de calor no estado de São Paulo.

A Grande São Paulo, o litoral e o interior vão tem sol forte durante todo o fim de semana. O calor de 40°C vai ser sentido em diversas cidades do interior paulista.

Na cidade de São Paulo, a expectativa é de que a temperatura alcance até 35°C neste sábado (12), e tenha uma ligeira queda no domingo.


Um pouco de chuva 

São Paulo está quente e seca demais e precisa muito de um pouco de chuva. Uma frente fria na próxima segunda-feira. Mas a expectativa de um pouco de chuva é só para o litoral e algumas áreas da Grande São Paulo. Outras áreas no sul e no leste do estado podem sentir um aumento da quantidade de nuvens, mas a chance de chuva é baixa.

Mesmo com a chegada desta frente fria, a segunda-feira (14) ainda será um dia de calor, inclusive na capital. A temperatura só vai baixar na terça-feira, quando também deve chover um pouco.
 
Fonte: ClimaTempo