Calor aumenta no Sudeste, mas região deve ter fortes temporais no final de semana

O calor e a alta umidade do ar provocam a formação de nuvens pesadas e o encontro com uma nova frente fria é promessa de chuva


Alertas sobre temporais não intimidam o brasileiro apaixonado por calor e praiaAlertas sobre temporais não intimidam o brasileiro apaixonado por calor e praia (Foto : Adriano Silva)O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já começou a divulgar temperaturas acima dos 33 graus em várias cidades da Região Sudeste e isso tende a ser uma constante a partir de agora. No Vale do Paraíba, a temperatura nesta sexta-feira estará em torno dos 35° C, mas poderá ser suavizada pela chegada de chuva neste final de semana.

O calor e a alta umidade do ar provocam a formação de nuvens pesadas. Segundo o site Climatempo, uma frente fria chegou ontem (13) passando pelo litoral de deve provocar fortes pancadas e chuva a partir desta sexta-feira (14). Esse cenário se estende por todo o final de semana, alternando momentos de sol. Em Ubatuba, os termômetros estarão registrando 33 graus nesta sexta e sábado. 

No Sudeste - Ontem (3), a cidade de Alegre, no Espírito Santo registrou 35,3°C. No Grande Rio, a maior temperatura no país foi registrada na cidade do Rio de Janeiro: 39,6°C, um novo recorde de calor para 2018. Depois do Rio, a segunda maior temperatura foi registrada em Niterói: 38,9°C.

No estado de São Paulo, a temperatura chegou aos 37,4°C em Tupã e a 37,2°C em Ourinhos. Na cidade de São Paulo, a máxima foi de 32,0°C. Em Minas Gerais, a região foi a de Coronel Pacheco que registrou 36,3°C. Em Belo Horizonte, a temperatura chegou aos 30,5°C.

Mais calor nos próximos dias - Esta sexta-feira (14) promete mais calor para a Região Sudeste, mas o fim de semana será ainda mais quente. Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre a Região reduzindo o nível de umidade. A nebulosidade e a chuva diminuem deixando mais espaço para o sol forte.

O tempo segue firme e com bastante sol no norte e leste de MG, no estado do ES e norte do RJ. Nas demais áreas, o dia começa com sol e na parte da tarde ocorrem pancadas de chuva, com chance descargas atmosféricas.

anuncio