Tempo muda na quinta-feira e deve provocar chuva no estado de São Paulo

No leste de São Paulo, onde está o Vale do Paraíba, a semana começou com queda da temperatura e aumento de umidade


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê uma mudança na circulação dos ventos a partir da quinta-feira (13) que deve trazer pancadas de chuva e aumento da temperatura para o estado de São Paulo. De acordo com o site Climatempo, a chuva não deve ser generalizada, mas pode ocorrer em grande parte do estado.

No leste de São Paulo, onde está o Vale do Paraíba, a semana começou com queda da temperatura e aumento de umidade. Após passagem de uma frente fria em alto-mar no fim de semana, o vento marítimo ganhou força trazendo mais ar úmido do mar. O aumento da umidade facilita a formação de mais nuvens, mas que não escondem o sol e nem provocam chuva.

O vento marítimo é provocado por uma grande massa de ar frio de origem polar que está sobre o mar, na costa da Região Sul do Brasil. Por isso, o ar úmido chega também frio a São Paulo. Assim, mesmo com a presença do sol, a temperatura não sobe muito. O vento marítimo chega fraco ao interior de São Paulo e não consegue levar muita umidade para as áreas onde o ar tem estado muito seco nos últimos dias, como no oeste e norte do estado.