Secretaria de Meio Ambiente planta mais de 2.000 mudas em Taubaté

Desde de 2013, Taubaté promove campanhas de doação de mudas para os munícipes


A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), com base no Guia de Arborização Municipal realizou, de fevereiro de 2018 até agosto de 2019 o plantio de mais de 2.000 mudas em diversos bairros.
Nesse período, além das ruas do centro que tiveram suas calçadas revitalizadas, outras áreas como praças e áreas verdes também foram contempladas com plantios, sendo: Estoril, Sedes, Mata do Bugio, Campos Elíseos, Alto São Pedro, Conjunto Urupês, Jardim Paulista e Santa Tereza, entre outros.

Os plantios são realizados priorizando sempre a participação de escolas e associações de moradores, como parte de uma ação de Educação Ambiental envolvendo a população.

 A Secretaria de Meio Ambiente também realizou a manutenção e substituição de mudas plantadas nas ruas Jacques Felix, Dona Chiquinha de Mattos e avenida Cônego João Maria Raimundo da Silva. Até o momento já foram necessárias cinco manutenções com substituição por conta de vandalismo. 

Para as ações de plantio, o Guia de Arborização Urbana de Taubaté leva em consideração o tamanho da calçada (acessibilidade), tamanho da rua, distância de equipamentos urbanos, boca de lobo, fiação, além das espécies que são nativas e de porte adequado para o local, plantadas com adubo 4-14-8 e hidrogel.

Além disso, o município também disponibilizou áreas públicas para que terceiros executassem plantios em cumprimento a TCRA's - Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, somando uma área recuperada de 15.000 metros quadrados. As áreas públicas contempladas estão localizadas no Parque Natural Municipal Vale do Itaim e na Área de Preservação Ambiental (APA) do Distrito do Una.

Desde de 2013, Taubaté promove campanhas de doação de mudas para os munícipes que têm interesse em plantar na sua calçada ou em uma área verde do município, sempre com o apoio técnico. Foram doadas 1.758 mudas desde janeiro de 2019.

Para munícipes interessados em plantar uma árvore em frente à sua residência ou em seu bairro, é necessário que entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para receber orientações e recomendações técnicas quanto à espécie e local adequado. Solicitações de mudas devem ser feitas por meio de protocolo na sede da prefeitura, na avenida Tiradentes, 520, Centro. Informações pelo número 3624-4195.

anuncio