Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Lorena é referência para outros municípios

Planejamento em Lorena teve início em 2016, com participação de pessoas do município conforme estabelecido no Plano de Mobilização Social


LorenaLorena (Foto : Divulgação)

O Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do município de Lorena (PMGIRS) tornou-se referência para outros municípios e para universidades. O projeto lorensene busca atender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos que busca soluções para o destino final de diversos tipos de resíduos gerados pelos municípios, o que envolve gestão e gerenciamento, planos de metas, programas e ações correspondentes.

A convite do Diretor Presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), André Marques, o secretário Willinilton Portugal, responsável pela gestão do Plano em Lorena, realizou uma palestra para estagiários da USP cujo tema envolvia o desenvolvimento e a apresentação das diretrizes do município para o sucesso do PMGIRS.

Elaborado no ano passado, o Plano tem como objetivo atender às exigências da Lei Federal n° 12.305/2010 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, com o objetivo planejar estratégias e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável dos resíduos sólidos.

Em Lorena, o planejamento teve início em 2016, com participação de pessoas do município conforme estabelecido no Plano de Mobilização Social, através de Oficinas Técnicas de Diagnóstico que contou com a participação de diversos setores da sociedade e aprovação da Câmara Municipal.