Pinda recebe curso prático sobre produção de abelhas rainhas no mês de novembro

Será um treinamento prático com emprego de técnicas atualizadas em produção de abelhas rainhas africanizadas (Apis melífera)


Pindamonhangaba recebe entre os dias 6 e 24 de novembro a 26ª edição do Curso Prático de Produção de Abelhas Rainhas, que acontecerá no Polo Regional Vale do Paraíba (Av. Professor Manoel César Ribeiro, 3140).

O evento é iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio do Polo Regional Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

O curso será um treinamento prático com emprego de técnicas atualizadas em produção de abelhas rainhas africanizadas (Apis melífera), onde o saber-fazer desenvolvido e aprimorado dentro da Instituição é repassado aos apicultores. A criação de rainhas é um dos importantes passos na transformação da apicultura tradicional em outra mais competitiva e lucrativa.

Mais informações sobre inscrições pelo e-mail nitc-vp@apta.sp.gov.br ou pelos telefones (12) 3642-7822 ou (12) 3642-1823.

Programação
- Criação de rainhas pelo método de Doolittle: confecção de cúpulas e preparo de barras portas-cúpulas; manejo e formação de recrias; obtenção de larvas para a criação de rainhas; transferência de larvas; introdução das enxertias na recria; manejo das realeiras maduras; revisão e manutenção de matrizes, recrias e colmeias de apoio; introdução de rainhas virgens e fecundadas; coleta e marcação de rainhas fecundadas; embalagem de rainhas para o envio pelo Sedex; alimentos e alimentação do sistema de produção de rainhas; cronograma das operações de criação de rainhas, divisão de enxames; formação de núcleos; produção subsidiária da geleia real utilizada na criação de rainhas: preparo de cúpulas e quadros para produção de geleia real; enxertia e coleta de geleia real.

- Sanidade apícola