Núcleo de Educação Ambiental da Suzano em Jacareí oferece programação gratuita especial de férias

Atividades ocorrem de 16 a 30 de julho e incluem customização de camisetas, construção de aquecedor solar, criação de viveiros e muito mais


A Suzano promove oficinas gratuitas de férias entre os dias 16 e 30 de julho, em seu Núcleo de Educação Ambiental (NEA) de Jacareí (SP). O objetivo é mostrar na prática, para crianças a partir de 5 anos, os benefícios gerados pela ecoeficiência, atitude que busca a redução dos impactos ambientais e incentiva o consumo sustentável dos recursos naturais.

No total serão oferecidas cinco oficinas, com 20 vagas cada uma. Os temas trabalhados serão relacionados à Terra e Resíduos, Água, Ar, Energia e Pessoas. A consultora de Meio Ambiente da Suzano, Camila Reggiani da Silva, explica que a participação da comunidade nessas atividades agrega conhecimento e ajuda a esclarecer dúvidas sobre questões ambientais.

"As oficinas de férias que o NEA realiza têm uma procura muito grande por parte da comunidade porque discutimos temas que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Os resultados que temos observado mostram que, além de gostarem, as pessoas voltam para casa praticando e ensinando aos amigos e familiares o que aprenderam aqui", diz Camila.

Confira a programação:

Dia 16/07

Oficina: Terra e Resíduos

Horário: das 14h às 16h

Para evidenciar questões como o descarte correto de resíduos e o tempo de decomposição dos materiais, serão criados vasos de plantas utilizando garrafas plásticas na oficina de Terra e Resíduos, com apresentação dos tipos de solo e suas constituições. Também serão apresentadas técnicas para compostagem caseira e outras opções para o reaproveitamento do resíduo orgânico que é descartado em casa.

Dia 18/07

Oficina: Água

Horário: das 14h às 16h

A customização de camisetas aplicando a técnica do Tie Dye, famosa nas décadas de 1960 e 1970 por suas estampas únicas, será a atividade prática da oficina que abordará a quantidade de água utilizada para a produção de alguns produtos, como, por exemplo, a produção de roupas. Dentro desse tema, também será debatido o consumo consciente da água, evidenciando o Rio Paraíba do Sul e a sua importância para o Vale do Paraíba.

Dia 23/07

Oficina: Ar

Horário: das 14h às 16h

Um viveiro de mudas será construído na oficina sobre o Ar, que tem como finalidade mostrar como a fisiologia das plantas atua na filtragem do ar, ressaltando a importância das plantas no meio ambiente.

Dia 25/07

Oficina: Energia

Horário: das 14h às 16h

Utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, caixas de leite e cano PVC, as crianças construirão um aquecedor solar nesta oficina. O objetivo é evidenciar as fontes renováveis para a produção de energia limpa e sustentável.

Dia 30/07

Oficina: Pessoas

Horário: das 14h às 16h

Para concluir a programação, será realizada uma ação social que tem como objetivo estimular o trabalho em equipe, o cuidado com o outro e o senso de responsabilidade. A dinâmica será em forma de uma gincana e utilizará a metodologia "Vivências com a Natureza". As atividades serão realizadas dentro do NEA e no bosque localizado ao lado do Núcleo de Educação Ambiental.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (12) 2128-1643 ou no próprio NEA, localizado na Avenida Projetada, 75 - Distrito de São Silvestre, Jacareí (SP).

anuncio