Lorena inicia processo de recuperação da nascente do Ribeirão do Taboão

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente começa com o plantio de aproximadamente 20.000 mudas de espécies florestais nativas em 19 hectares


A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Lorena dará início ao processo de recuperação de nascente do Ribeirão Taboão, no Parque Ecológico do Taboão. Toda a área da microbacia será reflorestada com o plantio de aproximadamente 20.000 mudas.

De acordo com a secretaria, serão plantadas espécies florestais nativas em 19 hectares. Todo o programa no seu desenvolvimento de plantio e manutenção abrange a educação ambiental com a participação das escolas.

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente foi apresentado e aprovado pelo Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - CBH-OS. A partir de então, o recurso foi viabilizado por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO.

Segundo a Prefeitura de Lorena, a empresa vencedora do processo de licitação; Ecovale Agroambiental de Queluz/SP já deu início a preparação do solo da área para os respectivos plantios.

Na visão do Secretario de Meio Ambiente Willinilton Portugal, os ganhos são significativos, para o Parque Ecológico do Taboão e para a melhoria da qualidade de água da microbacia do Ribeirão Taboão. Também será beneficiada toda a circunvizinhança através do reflorestamento e recuperação da área do processo de assoreamento e regulação do clima.