Lobo-guará morre atropelado em Cunha

O acidente aconteceu no km50 da Rodovia SP-171


Um lobo-guará foi atropelado no bairro do Morro Grande, km50 da Rodovia SP171, estrada que liga Guaratinguetá a Cunha, ainda na sexta-feira (31). A espécie é o maior canídeo da América do Sul e está ameaçado de extinção.

Apesar da espécie ser mais comum no cerrado brasileiro, é possivel encontrá-lo em partes da mata atlântica e do pantanal mato grossense. E por causa das frequentes queimadas, que acontecem durante o inverno e destroem seus habitats naturais, esses animais fogem para regiões urbanas. A fatalidade aconteceu em área próxima à entrada da estrada da Catioca.

Políciais e agentes da defesa civil estiveram no local para remover o corpo do animal. Trata-se de uma fêmea que será embalsamada e armazenada no Parque Estadual de Cunha para fins acadêmicos (estudo e pesquisa). Segundo um dos oficiais, o acidente só aconteceu porque o condutor do veículo provavelmente estava acima da velocidade permitida.

Vale lembrar que essa espécie será homenageada nas notas de 200 reais que vão circular a partir de agosto desse ano. Confira mais clicando aqui.