Jacareí programa passagem do Cata-Treco neste sábado, no Rio Comprido

Moradores são orientados a separar o material que quiserem descartar e deixá-lo na calçada, na frente de casa


O recolhimento de entulho dos quintais no bairro Rio Comprido, em Jacareí, começa neste próximo sábado (15), informou a Secretaria de Meio Ambiente. O serviço contribui com a limpeza da cidade, ajuda os moradores a manterem suas casas limpas e evita também a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Denominado Operação Cata-Treco, o programa será dividido em duas etapas, sendo que a primeira, no dia 15, passará pelas ruas Rio Grande do Sul e Paraná até a viela Volta Redonda e rua Pernambuco, e a segunda, no dia 22, será nas demais ruas do bairro.

A Operação Cata-Treco é um serviço itinerante da Prefeitura de Jacareí que recolhe, nos bairros por onde passa, sucata e utensílios domésticos em desuso, como pneus, móveis, colchões, geladeiras além de material reciclável em geral (vidro, metal, papel e plástico).

Na véspera da operação são distribuídos panfletos pelo bairro a ser atendido, orientando os moradores a separar o material que quiserem descartar e deixá-lo na calçada, na frente de casa, já na noite anterior. Nessas operações, cerca de 100% de todo material recolhido é reaproveitado pela Cooperativa Jacareí Recicla, que tem apoio da prefeitura.

Vale lembrar que o serviço não inclui remoção de entulho de construção civil nem restos de poda ou capina. A secretaria pede que a população do Rio Comprido descarte seu material nos dias certos.