Guarda Mirim participa de Mutirão de Limpeza de praia e encerra atividades da Semana de Meio Ambiente em Caraguatatuba

Os alunos recolheram cerca de 135 quilos de resíduos, entre plásticos, bitucas de cigarro e até mesmo peças de ventiladores e restos de colchão


A Semana de Meio Ambiente terminou com "chave de ouro" integrando educação ambiental e mutirão de limpeza de praia com a participação de 54 alunos da Guarda Mirim de Caraguatatuba. Somente essa semana foram mais de 10 atividades realizadas entre visitas técnicas, cursos, trilhas e outras ações coordenadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) em parceria com a Educação.

O mutirão de limpeza foi a última atividade da semana e começou às 8h, na praia do Camaroeiro. Após um aquecimento, realizado por Felipe Zanchetta da Secretaria de Esportes e Recreação, os guardas mirins conversaram com o prefeito Aguilar Junior, que falou da importância da participação deles nas ações do município e dos projetos da administração para o segmento. "Vocês são o futuro. Fico muito contente em ver vocês envolvidos nessas atividades, assim vocês também podem passar adiante tudo o que estão aprendendo neste projeto ambiental", destacou o prefeito.

Os alunos recolheram cerca de 135 quilos de resíduos, entre plásticos, bitucas de cigarro e até mesmo peças de ventiladores e restos de colchão. Para Rayssa Gonzaga, foi uma ótima experiência. "Eu já tinha participado antes, mas dessa vez foi diferente. É bom poder ajudar o meio ambiente. É falta de responsabilidade das pessoas jogar o lixo nas ruas, depois reclamam das enchentes e da sujeira", comentou.

Já Bryan Sobral, nunca tinha participado de uma limpeza de praia antes. "Não esperava encontrar tanto lixo. O meio ambiente é de todos e tem pessoas que não dão valor para isso. Quando perdermos, todos vão sentir falta. Temos que cuidar do que é nosso!", disse Sobral.

A munícipe e instrutora do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Paloma Faria (25), participou como voluntária e levou os afilhados para fazerem parte da atividade. Para ela é fundamental sair da teoria e ir para a prática. "Pequenas ações fazem grande diferença e eu acho muito importante essa integração. Fiquei sabendo da ação e logo me coloquei à disposição para participar. Encontrei um lençol enterrado na areia e diversos outros itens inusitados", contou. Os afilhados disseram que acordaram cedo, mas que valeu a pena. "Eu quase nem dormi só pensando em vir hoje. Valeu a pena!", disse um deles.

Segundo a diretora de projetos e educação ambiental, Tatiana Soares Scian, a ideia agora é seguir com palestras e treinamentos para que os alunos da Guarda Mirim possam se tornar agentes multiplicadores. "Vamos estar juntos em palestras e outras atividades. Nossa proposta é fortalecer essa parceria. Sabemos que o homem tem mais capacidade de destruir o meio ambiente do que a natureza tem de se recompor, então, precisamos nos unir e fazer nossa parte", finalizou a diretora.

Estavam presentes também o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Marcel Giorgeti, bem como seu adjunto, Roberto Ferreira, o professor da Guarda Mirim, Daniel e a equipe técnica da SMAAP: Tatiana, Aline, Fernanda, Joaquim e Ronan. O vereador Profº De Paula também participou da atividade junto com sua filha e assessores.

As atividades da Semana de Meio Ambiente foram encerradas, no entanto, todas as escolas, empresas e secretarias municipais que desejarem realizar parcerias, treinamentos, palestras e integrações na área ambiental, podem entrar em contato com a SMAAP pelo telefone (12) 3897-2530. Alguns dos projetos estão disponíveis no site da prefeitura pelo link www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/