Fibria viabiliza horta para creche de Jacareí (SP) e leva ações de educação ambiental para 160 crianças


A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, tem a educação ambiental como uma das iniciativas de sua estratégia de sustentabilidade. Em Jacareí (SP), o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da empresa realiza, há 14 anos, uma série de atividades junto às escolas e à comunidade. A ação mais recente possibilitará que 160 crianças, com idades entre dois e cinco anos, da creche da EMEI São Silvestre, cuidem de uma horta e aprendam desde cedo sobre a importância de ter uma alimentação saudável.

“O cuidado com a horta torna a relação das crianças com os alimentos mais espontânea, gerando conscientização e criando hábitos saudáveis que podem ser praticados pelo resto da vida. Quanto antes elas tiverem contato com a horta e informações sobre alimentação saudável, melhor”, comenta Camila Reggiani da Silva, consultora de Meio Ambiente Industrial da Fibria.

O trabalho de implantação da horta, na creche, começou em maio deste ano, com a capacitação de oito professoras nas práticas de educação ambiental e uma oficina de alimentação natural para as crianças. O passo seguinte foi fazer o plantio em oito caixotes, que, posteriormente, foram instalados na creche. Com isso, as crianças puderam ter contato com uma horta caprichada, que inclui mudas de alface, cebolinha, salsinha, manjericão, tomilho, morango e flores comestíveis.

“Muitas crianças não gostam de verduras. Com a iniciativa, fica mais fácil estimular o interesse em comer o que eles mesmos plantaram e viram crescer. A iniciativa do NEA é muito boa, não conseguiríamos fazer sozinhos”, comenta a coordenadora da creche, Andréia Sousa.

A próxima ação do NEA, na EMEI São Silvestre, será a construção de uma cisterna de bombona, que ajudará na captação de água pluvial para ser usada na rega da horta.