Fibria auxilia nos trabalhos de combate a incêndios florestais no Vale do Paraíba

Somente em 2017, foram registradas 159 ocorrências de focos de incêndio, quase o dobro de 2016


A Fibria, empresa líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, tem intensificado os trabalhos estratégicos de combate a incêndios nas suas áreas florestais na região do Vale do Paraíba (SP). O objetivo é preservar a biodiversidade local e a segurança da comunidade que vive próxima das operações da empresa.

Somente em 2017, a brigada da Fibria registrou 159 ocorrências de focos de incêndio, quase o dobro de 2016. O número acompanhou a tendência nacional – em 2017 o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou recorde de mais de 272 mil incêndios no país, número que também representa duas vezes a quantidade do ano anterior. As principais causas desse cenário preocupante foram o aumento das temperaturas globais, um maior período de seca e ventos mais fortes, que ajudaram a propagar as queimadas.

Para combater esses problemas, a empresa possui um plano de proteção florestal corporativo e mantém uma brigada que passa por treinamentos constantes e está sempre pronta para auxiliar no combate a focos de incêndios nas áreas florestais da empresa. A equipe, no Vale do Paraíba, é composta por 40 brigadistas e cerca de 400 combatentes, que são responsáveis por monitorar uma área de 80.328 hectares, equivalente a 80 mil campos de futebol.

A comunidade também tem papel fundamental e pode utilizar o serviço gratuito do canal Fale com Fibria para informar sobre ocorrências de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa. No ano passado, cerca de 80% dos acionamentos à brigada partiram de alertas feitos por moradores próximos das áreas de operação da Fibria. O atendimento é 24 horas e o contato pode ser feito por meio do número 0800 707 9810.