Existe uma espécie de ave que se encaixa melhor com você?


Já te passamos a resposta de antemão: Sim! Basta você encontra-la. Existe uma infinidade de espécies de aves de estimação. Algumas maiores e mais caras, outras menores e muito mais acessíveis. Algumas precisam de regularização no Ibama, outras precisam de uma rápida ida ao mercado central de sua cidade. 

Seja você um daqueles entusiastas de aves, ou mesmo um pai que procura um pássaro para dar a seu filho para despertar a responsabilidade dele, você com certeza encontrará uma espécie de ave que combina perfeitamente com o que precisa. Dúvida? Veja só essa postagem e tire suas dúvidas agora mesmo.

Como encontrar a melhor espécie de pássaro?

Tudo vai depender de você mesmo. Algumas espécies precisam de mais atenção, outras são avessas a toques excessivos. Umas precisam de bastante espaço para viver, outras nem tanto. Nessa miscelânea de necessidades, restrições e flexibilidades, você há de encontrar a espécie que melhor se encaixa com você: 

Psitacídeos

Dentro dessa família você encontra as aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido. Esses, possuem a capacidade de imitar alguns tipos de som, e algumas espécies dentro dessa família podem viver até 50 anos, como é o caso da Arara Azul

Mas no âmbito das aves de estimação, costumamos ter as Calopsitas, Agapornes, Periquitos e outros. A dieta é bem flexível, sendo pautada em coisas de origem vegetal ou insetos, os psitacídeos vivem bem em cativeiro, inclusive se reproduzindo com facilidade;

Fringilidae

Essa família engloba espécies de canários, como um todo. Vastamente reproduzidos por conta de seu canto muito belo, os canários são pequenos, práticos, mas não gostam muito de contato com humanos, além de não serem tão inteligentes quanto os psitacídeos. 

Recomenda-se os canários para aqueles que não possuem tanto tempo para brincar, mas que gostam de um toque de natureza na casa. A partir do canto do canário, você facilmente terá isso;

Estrilididae

Onde existem os pequeninos Mandarins, essa família é conhecida pelos pássaros que vivem em bando, com fêmeas de cor mais opaca e machos de cores chamativas. A mais conhecida espécie e mais comum é a do Mandarim Diamante. 

Este, que se reproduz bem facilmente em cativeiro, pode ser domesticado para gostar de contato humano, mas que raramente vive mais que 2 ou 3 anos. Esse pássaro é ideal para crianças, tanto pelo tamanho quanto pelo tempo de vida;

Columbidae

Essa família é a que engloba as espécies de pombos e pombas. Conhecidos como Ratos de rua, existem na verdade muitos pombos domésticos e com penas diferenciadas, cores, estilos e até mesmo personalidades. Os pombos são mais conhecidos entre os amantes da reprodução de animais e brincadeiras com genética, mas facilmente podem ser animais criados por entusiastas pela criação de pets. 

Como deu para perceber, existem vários tipos de aves de estimação, e cabe apenas a você ler tudo sobre as suas opções e ver onde cada uma pode se encaixar em sua vida. Preste atenção em itens como: seu poder aquisitivo; tamanho da gaiola; necessidade de brinquedos; espaço em sua casa; facilidade de transporte; tempo de vida do animal; saúde; entre outros. 

Lembre que algumas espécies de aves são consideradas exóticas, e geralmente necessitam de veterinários especializados. A ausência de um especialista em sua região pode resultar em uma bela dor de cabeça ou uma viagem de ultima hora para um estado vizinho.

Já descobriu sua ave espiritual?

Não espere fazer um Expecto Patronum e descobrir a ave que combina perfeitamente com sua alma. Às vezes, é necessário um pouco de adaptação para receber o pet em casa, e isso é completamente normal. Caso não possua amigos que têm uma ave doméstica, pergunte a especialistas. 

Na indisponibilidade dos mesmos, a internet é um campo bem fértil de conteúdo. Sabendo filtrar direitinho, você há de encontrar todas as informações necessárias para cuidar muito bem de sua ave!