Em defesa do clima, milhões de pessoas vão às ruas em pelo menos 150 países

Greve Global começou nesta sexta-feira (20) como o objetivo é exigir ações concretas contra as mudanças climáticas


Cerca de 5 mil protestos são esperados nesta sexta-feira (20) em pelo menos 150 países em uma Greve Global em defesa do clima. O objetivo é exigir ações concretas contra as mudanças climáticas. A sequência de manifestações seguirá ao longo do dia e deve se encerrar com um protesto em Nova York, Estados Unidos.

Milhares de participantes, principalmente estudantes liderados por Greta Thunberg, a ativista sueca de 16 anos, que recentemente cruzou o Atlântico de barco. Os cartazes cobram ações contra a emissão de gás carbônico e o aquecimento global. Algumas frases se destacam como "a temperatura está aumentando", "este é o nosso futuro", "salvem a Terra, amem a vida".

"Estamos lutando por nós, pelos nossos amigos, pela nossa família e pelo rapaz que mora na nossa rua. Lutamos porque é essa a nossa obrigação", explica Katie Eder, a ativista de 19 anos responsável por três organizações dedicadas ao meio ambiente e ao impacto social.

A greve global acontece um dia antes do início da Cúpula do Clima, que será realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 21 a 23 de setembro, em Nova York. Esta é a terceira greve de uma série mundial de comícios climáticos. A maioria é organizada por estudantes e

Neste mês, além dos jovens, as manifestações vão contar também com a presença de várias associações humanitárias, sociedades dedicadas às causas ambientais e funcionários de algumas das maiores marcas comerciais do mundo, como a Amazon e a Microsoft.

O objetivo das greves é pressionar os políticos e outros membros do poder por iniciativas que enfrentem a atual crise climática, além de prevenir o aparecimento de outras no futuro. Desde a suspensão imediata de projetos fósseis em terras indígenas, à implementação de uma agricultura sustentável, várias são as reivindicações que os jovens querem ver atendidas.

Em Nova york, mais de 1 milhão de alunos de escolas públicas estão autorizados a faltar às aulas hoje para participar da manifestação, se os pais permitirem.

Brasil - O presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva embarcam para Nova York no dia 23, onde participará no dia seguinte dos debates sobre política ambiental. O Chefe de Estado brasileiro será o primeiro a fazer o seu discurso.

Com informações da Agência Brasil