Defesa Civil está em estado de alerta no Vale do Paraíba e Litoral Norte

A aproximação de uma frente fria deve provocar fortes chuvas na faixa leste de São Paulo


Conforme divulgado ontem (11), as agências meteorológicas alertam para a chegada de chuvas fortes em todo o estado de São Paulo nesta semana. A região leste do estado, onde está o Vale do Paraíba e o Litoral Norte paulista estão nessa faixa. Há aproximação de uma frente fria que vem do Sul do país, o que também deve ocasionar queda na temperatura.

A Marinha do Brasil também divulgou uma nota à imprensa indicando que a passagem dessa frente fria sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil poderá provocar ventos fortes de direção sudoeste a sudeste, com intensidade de até 60 km/h, nas proximidades do litoral do Sudeste. De acordo com a Marinha, esses ventos poderão gerar ondas de sudeste a sul, de até 3 metros, nas proximidades do litoral dos mesmos estados, no mesmo período.

Ubatuba  - A Defesa Civil solicita que a população, principalmente aqueles que residem em áreas de risco de alagamento e/ou deslizamento, fique atenta na noite desta terça-feira e madrugada de quarta-feira. A previsão é de fortes chuvas e são esperados elevados acumulados. Estão previstos acumulados acima de 100 mm, principalmente, nesses dois dias.

As áreas que já são consideradas de alagamento:  Perequê Açu, Taquaral, Toninhas e Estufa II, Itaguá e Maranduba. Já as áreas com risco muito alto de deslizamento são: Corcovado, Sesmaria, Estufa II, Bela Vista, Ipiranguinha, Mato Dentro, Sumidouro e Picinguaba.

Ilhabela - A Defesa Civil e voluntários estiveram reunidos com representante do prefeito de Ilhabela onde foram definidas estratégias de controle em casos de problemas que possam ocorrer em prejuízo da população. Serão duas equipes de plantão, sendo uma ficará percorrendo a cidade, verificando as condições geológicas e ambientais; e outra de plantão para atender possíveis chamados da população.

São Sebastião - A Defesa Civil de São Sebastião informa a toda a população que mora em áreas de risco para que fiquem em atenção e busquem casa de parentes e amigos em caso de perigo. A Prefeitura reforça que é necessário ter cuidado com locais propícios a desastres. Em situações de alagamentos ou deslizamentos a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 153 ou 199.

Caraguatatuba - A Defesa Civil do município prossegue com vistorias em áreas com risco de escorregamento de terra. É importante destacar que em caso de risco, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente pelo 199.

Como medida de prevenção, a Secretaria de Obras Públicas tem investido forte em drenagens para minimizar os problemas com alagamentos e enchentes em vários bairros, principalmente nos períodos de chuva forte e maré alta.

anuncio