Contra a Dengue, Lorena recolhe diariamente cerca de 25 caminhões de lixo das ruas

Comportamento irresponsável da população preocupa autoridades do município


A cidade de Lorena enfrenta um surto de Dengue sem precedentes, e mesmo assim, na visão do poder público, uma boa parcela da população parece ainda não ter tomado consciência da situação. A Secretaria de Serviços Municipais retira diariamente aproximadamente 20 a 25 caminhões de lixo, o que totaliza uma média de 35 a 50 toneladas de lixo/dia.

De acordo com a Prefeitura, o combate à Dengue segue com novas ações, estratégias e buscando parceria com a população. Cabe ressaltar que foram confirmados, até o momento, 1412 casos da doença e que Lorena segue em estado de epidemia. Porém, alguns moradores ainda não estão fazendo a sua parte, ao contrário, continuam a ter comportamentos inadequados e irresponsáveis:

A operação Cata Treco tem sido realizada nos bairros de maior índice de proliferação do mosquito, atualmente está sendo realizada na Vila Hepacaré no quadrante que compreende a Rua Tupi até Rua Santa Catarina e Av. Thomaz Alves de Figueiredo até a Estrada Municipal Santa Terezinha. Também o Fumacê, carro de fumaça, tem feito nebulizações por toda a cidade e os agentes de saúde realizando visitas casa a casa, orientando e removendo possíveis focos de dengue.

Entretanto a soma dessas ações tem sido insuficiente, informa a municipalidade, pois falta colaboração de boa parte da população, que tem descartado lixo de forma irregular em terrenos, rios, ruas, estradas rurais, dificultado e muito os trabalhos das equipes de Serviços Municipais que além destas novas ações, mantém um cronograma diário.

Em nota, a Prefeitura de Lorena esclarece que, apesar das inúmeras ações que a prefeitura tem realizado para minimizar o problema, se não houver o comprometimento e a parceria da população, todo esse trabalho acaba sendo insuficiente para solução da questão e para o combate à dengue. É preciso que a população, que já é consciente da gravidade, colabore nesta campanha.