CenterVale compartilha técnicas sustentáveis com alunos do Colégio Embraer

Os jovens, de 14 e 15 anos, vão aprender a construir uma com posteira natural


Na quinta-feira (1º de junho), o CenterVale participa pelo segundo ano consecutivo do projeto ambiental com o tema ‘Como alimentar a humanidade no século XXI’, iniciativa do Colégio Embraer – Juarez Wanderley, no qual os alunos da 1ª série do ensino médio são conscientizados sobre a Sustentabilidade, produção e o desperdício de alimentos, seja em larga escala ou agricultura orgânica familiar.

Os jovens, de 14 e 15 anos, vão aprender a construir uma com posteira natural, cuja manutenção é feita por meio de folhas e restos de aparas de jardim. Dessa composteira surge o substrato (adubo) que vai enriquecer o solo das hortas orgânicas portáteis que existem no colégio, além de atender a demanda de outros caixotes que serão instalados, ampliando o cultivo de hortaliça, temperos, ervas medicinais e plantas alimentícias não convencionais.

“Com a técnica de compostagem natural, conseguimos produzir o substrato que nutre a horta do colégio Embraer. O que é cultivado na nossa horta é destinado não apenas para a alimentação dos alunos, como pode ser colhido por eles e por colaboradores. Neste ano, vamos levar esse ensinamento aos novos alunos do 1º ano e ampliar a nossa quantidade de hortas”, conta a professora Regiane Vogl, do Colégio Embraer – Juarez Wanderley.

Essas metodologias também são aplicadas internamente no centro de compras, que possui sua composteira natural e a sua horta. “Encontramos nesse projeto do colégio a oportunidade de disseminar o conhecimento que já tínhamos e incentivar os jovens a adotarem soluções sustentáveis junto às suas famílias”, diz o gerente de Operações do CenterVale, Gilberto Brito.