Caraguatatuba monta equipes para retirar centenas de quilos de lixo deixados nas praias

As mais praias Martim de Sá, Prainha, Mococa, Tabatinga e Indaiá são algumas das que mais ficaram sujas


Equipes trabalham na varrição e coleta de lixo na praia do IndaiáEquipes trabalham na varrição e coleta de lixo na praia do Indaiá (Foto : Divulgação)

Um dos grandes problemas da cidade litorânea é a destinação do lixo, principalmente em temporadas de verão quando as cidades recebem quatro ou cinco vezes o tamanho de sua população residente. Em Caraguatatuba, equipes da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba e da empresa terceirizada Pioneira montaram um esquema especial de limpeza das praças, parques, vias públicas e praias da cidade nesta época do ano.

Os trabalhos são iniciados às 5h onde as equipes seguem para os locais de limpeza de acordo com o cronograma, faça chuva ou faça sol. Neste final de semana e início da segunda-feira (30/12), centenas de quilos de lixo foram retirados, por exemplo, das praias Martim de Sá, Prainha, Mococa, Tabatinga e Indaiá, além da Praça da Cultura no Centro, Praça de Eventos do Porto Novo e do Mirantes da Orla, na região do Camaroeiro.

As equipes têm como missão a varrição, coleta de lixo nas ruas, microlixo nas areias das praias e costeiras, além de ações de bota fora com caminhões são realizadas.

"É um trabalho que precisa ser valorizado, pois antes do sol nascer as equipes estão nas ruas para garantir a limpeza dos locais. É importante também que as pessoas tenham uma conscientização e deposite o lixo no local correto. Queremos uma cidade linda e limpa e o trabalho é de todos. O volume de lixo aumentou de quatro a cinco vezes", destaca o secretário de Serviços Públicos.

Queima de fogos - Um esquema especial foi montado para a limpeza dos locais que vão receber a queima de fogos este ano: Centro, Indaiá, Porto Novo, Martim de Sá e Massaguaçu. As praias também serão contempladas com a limpeza.

Mais caçambas - Para melhorar o depósito de lixo ao longo das praias, a Secretaria de Serviços Públicos estuda colocar mais caçambas em alguns pontos estratégicos.