Bombeiros, Polícia Militar e Cavex seguem no combate ao fogo na Serra da Mantiqueira

Novo foco de incêndio com grandes proporções foi encontrado na tarde de sábado (18)


Neste domingo (19), equipes do Corpo de Bombeiros, do Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Comando de Aviação do Exército prosseguem na operação de extinção do incêndio na Serra Fina. 37 bombeiros acamparam próximo à Cachoeira Vermelha, onde a temperatura chegou a -2°C.

No período da manhã foi feita a avaliação e reconhecimento do local para o envio das novas equipes à montanha. O Corpo de Bombeiros e a Aeronáutica estão estudando a viabilidade técnica do combate de incêndio com apoio aéreo devido à peculiaridade do relevo. A Serra Fina compõe a Serra da Mantiqueira e está na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A Pedra da Mina é o ponto mais elevado do Estado de São Paulo, com 2.798 metros de altitude.

Conscientização

O Corpo de Bombeiros realiza anualmente em todo Estado de São Paulo a Operação Corta Fogo. A Corporação atendeu, no ano de 2020, 17.498 ocorrências de incêndio em vegetação natural no estado. Na região do Vale do Paraiba e Litoral Norte, o 11° GB atendeu, de janeiro a julho, 815 chamados de fogo em vegetação natural.

Em época de estiagem, ocorrem muitos incêndios florestais e a conscientização das pessoas é fundamental para a preservação do meio ambiente. No período de estiagem a vegetação fica muito seca, facilitando a combustão e, consequentemente o início e a propagação de incêndios. Bitucas de cigarro, objetos metálicos e garrafas de vidro lançados por turistas em locais com presença de vegetação aumentam o risco de incêndios, que podem ser iniciados pela ação humana ou por fenômenos naturais.

Início das chamas

O fogo na Serra Fina provavelmente se iniciou na quinta-feira (16), no Vale do Ruá, no Estado de Minas Gerais e, na sexta-feira (17) chegou ao Estado de São Paulo.

O CavPM sobrevoou a região no período da manhã e, desde sexta-feira (17), equipes do Corpo de Bombeiros transportadas pelo helicópteros Águia têm realizado o combate no terreno com a utilização de abafadores. A área atingida, até o momento, é de cerca de 4.64 Km² (aproximadamente 464 hectares). Neste momento, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atuam com 2 helicópteros e 116 homens na Operação.

Ainda no sábado de madrugada acreditou-se que o incêndio havia sido extinto, entretanto, na tarde do mesmo dia, um novo foco com grandes proporções foi encontrado pela equipe de bombeiros que estavam acampados na Serra da Mantiqueira.

Apoio do Cavex

O CAvEx, por meio do 2º BAvEx, empregou nesta manhã dois helicópteros (01 HM-1 Pantera e 01 HM-3 COUGAR), em apoio ao ICMBIO, nas ações de combate ao incêndio na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, especialmente na região conhecida como Pedra da Mina,na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

O incêndio começou no território mineiro e se alastrou atingindo na sequência a área de São Paulo, uma região de difícil acesso, cujo tempo para chegar pode se estender por até dois dias de caminhada.As Aeronaves da Aviação do Exército irão aumentar a capacidade de infiltração e exfiltração de equipe de brigadistas nas regiões de difícil acesso, onde ocorrem os focos de incêndio.

A versatilidade, os diversos equipamentos embarcados e a grande capacidade de transporte de pessoal das aeronaves contribuirão para a redução no tempo de combate ao incêndio e na segurança do pessoal envolvido na operação.

No momento os militares e as aeronaves atuam, em coordenação com os demais órgãos envolvidos, na Base de Operações na cidade de Itamonte-MG.