Área urbana de Taubaté supera média da OMS para cobertura vegetal por habitante

Os índices mínimos indicados pela OMS determinam 9m² por habitante


Vista aérea parcial de TaubatéVista aérea parcial de Taubaté (Foto : AgoraVale)Taubaté superou os indicadores mínimos de cobertura vegetal por habitante, estabelecidos por organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS). Um levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente confirma esse resultado positivo, com base em imagens orbitais de satélite.

Com as imagens foi possível classificar a cobertura vegetal em arbórea, arbustiva, rasteira, degradada e solo exposto. Neste estudo foi possível concluir que a área urbana do município possui 10,41% de cobertura vegetal com árvores, o que corresponde a 16,61km² de áreas com vegetação arbórea. Estes valores resultam em um índice de 60,9m² de áreas verdes por habitante (utilizando dados do último censo do IBGE de 2010: 272.712 habitantes na zona urbana). 

Vale destacar que os índices mínimos indicados pela OMS, que determinam 9m² por habitante. Já a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) estabeleceu 15 m² por habitante. Dessa forma, o valor de área verde por habitante determinado em Taubaté está acima dos dois índices.

O estudo também verificou a situação da cobertura vegetal por bairros. A maior área com cobertura vegetal arbórea em zona urbana está no bairro do Pinhão com 29%. A menor cobertura está no Alto de São João com 1% de vegetação.

Esse levantamento fornece as diretrizes de arborização no município. Bairros com a menor taxa de arborização estarão elencados como alta prioridade nas ações de plantio. Além disso, as tomadas de decisão relativas à supressão arbórea serão subsidiadas por este estudo, com a finalidade de proteger os bairros menos arborizados.

Índice por bairros - Confira os indicadores de outras regiões do município: zona rural 40%, Pinhão 29%, Itapecerica 28%, Una 19% Quiririm 18%, Itaim 17%, Cataguá 16%, Piracangaguá 15%, Belém 14%, Barranco 12%, São Gonçalo 8%, Cavarucanguera  7%, Água Quente 6%, Areão 6%, Independência 6%, Estiva 5%, Imaculada Conceição  5%, Caixa D'água 5%, Lavadouro de Areia  5%, Monção 4%, Alto de São Pedro  3%, Santa Luzia 2%, Alto de São João 1%, centro 1%.