Aquário de Ubatuba comemora 23 anos de entretenimento e educação para todos

De acordo com o site TripAdvisor, o Aquário de Ubatuba se destaca como uma das melhores opções de lazer educativo no litoral norte de São Paulo


Hugo Gallo, fundador do Aquário de Ubatuba.Hugo Gallo, fundador do Aquário de Ubatuba. (Foto : Divulgação)

"O mar é de quem sabe amar". Para o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, a frase da Leila Diniz retrata bem o que ele acredita. Apaixonado pela vida marinha, criou em 14 de fevereiro de 1996 o Aquário de Ubatuba, o primeiro aquário privado do país, promovendo educação e entretenimento aos visitantes. 

 "A educação Ambiental é uma das prioridades no Aquário de Ubatuba, pois aqui aplicamos o conceito de edutainment (do inglês a fusão das palavras education = educação  entertainment=entretenimento), permitindo que os visitantes, ao mesmo tempo em que se descontraem em um passeio, aprendam e passem a valorizar e respeitar nossa biodiversidade aquática e marinha," destaca Hugo.

De domingo a domingo

O Aquário de Ubatuba é uma ótima opção de lazer, todos os dias da semana. Sim, é aberto de domingo a domingo durante todo o ano. Portanto se você é do litoral norte ou está passando uns dias por aqui, não pode deixar de conhecer o Aquário de Ubatuba, que foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. Ainda é premiado e reconhecido por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira instituição a colocar em exercício iniciativas sustentáveis.

Viva essa experiência!

O Aquário possui um Pinguinário que abriga animais da espécie Spheniscus magellanicus, conhecidos como Pinguins-de-Magalhães, resgatados nas praias da região, onde as crianças podem ter a chance de participar da alimentação interativa. Há também uma galeria de água doce e salobra com 24 mil litros, que representa o igapó e o manguezal, abrigando variadas espécies. Hoje possui um circuito de visitação composto por 19 recintos com mais de 350 animais e cerca de 100 espécies diferentes. Sempre com novidades, nessa temporada inaugurou o tanque do Costão Rochoso, a nova atração do circuito que conta com surpresas interativas como ondas, sons e cenografia primorosa. 

O Aquário oferece programações educativas, principalmente para as crianças que participam de atividades recreativas que estimulam o aprendizado e a criatividade. Atende ainda, sem nenhum subsídio, crianças de escolas públicas de Ubatuba gratuitamente, mediante a capacitação dos professores.

Justamente por todo trabalho realizado de educação ambiental, de pesquisa e conservação das espécies, que o Aquário de Ubatuba foi reconhecido  pela Wild Welfare Worldwide (uma das mais respeitadas instituições que visam o bem-estar animal no mundo), para receber o certificado de Bem-Estar animal emitido pela instituição. É, ainda, reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil pelo site TripAdvisor e considerado uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo.

Para os amantes de comes e bebes o local conta com um bar - o Aquabar - que oferece petiscos e drinques com vista privilegiada para a Praia do Itaguá, além de uma Loja com diversas opções de produtos na linha sustentável.

Conheça o fundo do mar e se apaixone também!