TV Câmara Taubaté terá sinal aberto e gratuito

Ministério das Comunicações autoriza abertura de canais da Rede Legislativa no município


Na terça-feira (8), a TV Câmara Taubaté recebeu a informação que esperava há anos: a portaria de consignação do canal da Rede Legislativa em Taubaté foi publicada pelo Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União. Após seis anos de processo burocrático. A TV Câmara Taubaté recebeu autorização para ser transmitida em canal aberto digital, disponível a toda população.

Ela dividirá a frequência com mais três canais, mas sua grade de programação segue independente, disponível 24 horas por dia no ar. As emissoras legislativas da rede compartilham a infraestrutura e, assim, reduzem os custos de operação. E as parcerias não param por aí.

"A Câmara de Taubaté assinará nos próximos dias, com a TV Cultura, um convênio para utilizar sua torre de transmissão instalada no Alto do Cristo e, após, licitará os equipamentos necessários para a abertura do canal", explica Kelvi Soares, diretor-geral da Câmara Municipal. "Estamos prevendo que até dezembro a programação da TV Câmara Taubaté estará aberta a toda população taubateana.

O convênio vai gerar uma economia que pode chegar a 50%, pois a Câmara não precisará investir em terreno, torre e construção de abrigo para o transmissor, além de dispensar o trâmite burocrático de uma obra desta magnitude, pois é necessário obter autorização da Força Aérea por estar próxima do Comando de Aviação do Exército (Cavex).

Quatro canais em um

A Rede Legislativa é uma rede nacional de canais de TV digital e rádio FM. Ela é a primeira rede de emissoras de televisão a se formar no Brasil tendo como base tecnológica a multiprogramação, ou seja, um canal digital que dá origem a quatro: dois canais nacionais (TV Câmara e TV Senado), um estadual (TV Assembleia Legislativa) e um local (o da TV Câmara Municipal). As televisões taubateanas poderão sintonizar todos estes canais de maneira gratuita.

Até então, somente Jacareí possuía a autorização de sinal aberto no Vale do Paraíba, e o canal foi um dos primeiros do país a ter o direito de transmissão para todo o município. 

Segundo dados divulgados no portal da Câmara dos Deputados, ao final do mês de julho a Rede contabilizava 112 canais em implantação e 365 canais em estudo técnico para receber a autorização de sinal. Em termos nacionais, 80 milhões de pessoas já têm acesso à Rede Legislativa.

Enquanto os detalhes finais são acertados, a TV Câmara Taubaté segue no canal 4 da Net, no site, no canal do Youtube e nas mídias sociais.

Fonte: Câmara de Taubaté