Tremembé recebe mutirão para a revitalização da praça Monsenhor Manoel Azeredo Brito neste sábado (02)

Iniciativa tem o objetivo de transformar a cidade na 1ª Comunidade de Aprendizagem


Neste sábado, 02 de dezembro, acontecerá o segundo mutirão para a revitalização da praça Monsenhor Manoel Azeredo Brito, localizada no encontro da Rua Passa Quatro com a Rua Taubaté, no município de Tremembé.

A iniciativa ousada e visionária, promete transformar Tremembé na 1ª cidade Comunidade de Aprendizagem do Brasil e é feita em parceria da Prefeitura com o Instituto Natura. As etapas e todo o desenvolvimento estão sendo construídos de maneira colaborativa entre as equipes do Instituto Natura e da Secretaria Municipal da Educação pelo convite do Diretor-presidente do instituto David Saad ao Prefeito Marcelo Vaqueli e a Secretária de Educação, Cristiana Berthoud.

O intuito desse projeto, assim como nas escolas, é que a cidade se transforme em uma Comunidade de Aprendizagem e para isso precisa passar por um processo de transformação. As equipes pensaram em ações que possam estar ancoradas nos princípios da Aprendizagem Dialógica: Diálogo igualitário, Inteligência cultural, Transformação, Criação de sentido, Solidariedade, Dimensão instrumental e Igualdade de diferenças, que são princípios que norteiam as atuações.

Duas ações foram pensadas para iniciarem os trabalhos e uma delas é a revitalização de algumas praças. Para este estudo mais uma importante parceria foi firmada, dessa vez com a UNITAU- Universidade de Taubaté e com a ONG Vale Verde, que enviou um grupo de profissionais à cidade e sugeriram a área verde de recreio do Parque Nossa senhora da Glória como piloto.

No dia 26 de novembro, aconteceu o primeiro mutirão para a transformação da praça. Os moradores e voluntários do Departamento de Arquitetura da Unitau realizaram a limpeza terreno e uma oficina com tinta de terra. Tudo foi construído coletivamente, a partir de reuniões participativas que tinham o objetivo de coletar os desejos e sonhos dos moradores para aquele local.

Amanha, (02/12), a praça será sede do segundo mutirão onde continuarão os trabalhos além de oficinas de tinta de terra, grafitte e a construção de uma geodésica de bambu.

Os organizadores convidam toda a população e interessados para participarem desse importante processo, e que tragam alimentos a serem compartilhados no café comunitário. 

OFICINAS

CÚPULA GEODÉSICA DE BAMBU
Gustavo Queiroz (São Paulo) - BioArquiteto, bioconstrutor e permacultor. Envolvido desde 2008 com projetos de arquitetura, cursos, mutirões em espaços urbanos e rurais. Site: http://bit.ly/GusBioArqui

OFICINA DE PINTURA DE TERRA
Livia Pimentel (Taubaté) Permacultora e Arquiteta .Atualmente realiza trabalho na área de educação Ambiental, difundindo a permacultura e suas práticas.

OFICINA DE GRAFITE
Breno dos Santos e Guilherme Mogli (ARTE VIVE) . A Arte Vive é formada por um grupo que vê a arte como a ferramenta transformadora .Além da criação de produtos referentes a cultura urbana, trabalhando o design e a reutilização de materiais, atua em projetos sociais e educacionais evoluindo pessoas  através da criatividade.

Rew Art (Taubaté)
Renan, vulgo ReW atua como artista explorando elementos da arte urbana, da cultura regional e indígena. Busca trazer através de traços, formas e cores  a atmosfera e o espírito que compõe a ancestralidade brasileira.