Trabalhar a autoestima ajuda a enfrentar a pandemia

Veja dicas.


Um período difícil como o que estamos vivendo traz consigo uma série de emoções e sentimentos: insegurança, ansiedade, impotência, preocupação, medo. Tudo isso, em conjunto com o isolamento social e a falta de contato com outras pessoas, colabora muito para o enfraquecimento da autoestima.

Porém, há uma série de coisas que podemos fazer para evitar essa situação e manter a autoestima em dia. Isto, inclusive, é importantíssimo para lidar com a pandemia, já que os transtornos emocionais são muito comuns em épocas assim, e a autoestima alta ajuda a relaxar, encarar a situação com mais leveza e viver com maior bem-estar.

Aceite o momento

Não há no mundo quem não tenha sido prejudicado pela pandemia de alguma maneira. Todos estão sofrendo e cada um lida com isso de um modo diferente. Portanto, não se cobre como se tudo estivesse normal: faça o que for preciso em seu próprio ritmo. Além disso, não se compare a outras pessoas, já que alguns ficam menos abalados com a situação.

Invista no autoconhecimento

Autoconhecimento é um ponto chave na autoestima. Uma boa forma de conquistá-lo é através da meditação. Atualmente, é possível encontrar muitos conteúdos online que guiam o processo, então é uma ótima chance de utilizar o tempo livre e tentar essa prática.

Inicie novas atividades

Quando se sentir disposto, inicie novas atividades: pode ser uma leitura, algum curso online ou até um projeto mais elaborado. Mesmo que a atividade escolhida não tenha nada a ver com suas obrigações, a sensação de progresso e aprendizado colabora com a autoestima e com a motivação.

Cuide de seu corpo para você mesmo

É comum nos arrumarmos mais quando vamos sair de casa e ver outras pessoas. Porém, o cuidado pessoal é um fator que pode ter muita influência na autoestima, dependendo do comportamento individual, pois a autoimagem é um elemento fundamental. Por isso, se embelezar para ficar em casa é uma boa ideia para ganhar ânimo. E não se culpe por investir em beleza, seja em tendências, como a moda do botox capilar, seja nos produtos tradicionais, como hidratantes, perfumes, produtos de skincare e maquiagens.

Encontre seus amigos virtualmente

Encontrar os amigos é essencial para a autoestima, pois influencia em nosso autoconceito. Por isso, não passe muitos dias sem falar com as pessoas que você gosta. Aproveite as tecnologias e faça grandes reuniões, festas virtuais, jogos coletivos etc.

Adote um animal de estimação

Passar a quarentena sozinho é muito complicado, mas os bichinhos podem ajudar muito nesse momento. Cogite a adoção de um animal de estimação. Esse ato colabora imensamente para a autoestima, já que transforma a forma como lidamos conosco - envolvendo sensos de responsabilidade, amor e carinho. Além disso, você estará fazendo uma boa ação, pois as adoções diminuíram por conta da pandemia. O Centro de Controle de Zoonoses em São José dos Campos conta com mais de 60 animais esperando por um lar.