São Sebastião decreta situação de emergência devido às chuvas

O acumulado das chuvas nas últimas 96 horas chegou a 264 milímetros


O prefeito Felipe Augusto decretou situação de emergência no Município por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil o acumulado das chuvas nas últimas 96 horas chegou a 264 milímetros.

No bairro de Barequeçaba, região central da cidade, 34 famílias que moram nas ruas Casemiro de Abreu e Genciano Felipe Bueno  foram removidas de suas casas devido ao risco de queda dos imóveis que estão em uma área de encosta.

Desde a manhã desta segunda-feira (20/05), o prefeito Felipe Augusto e as equipes da Defesa Civil Municipal, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, das secretarias de Serviços Públicos, Saúde e Desenvolvimento Social estão no local avaliando a situação e providenciando a retirada dos pertences das famílias que serão guardados provisoriamente no Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro.

Segundo o Major Marcelo Vieira dos Santos, da Coordenadoria de Estado de Defesa Civil, com o decreto da situação de emergência será feito o registro dos danos e prejuízos causados pelas chuvas. "O processo da situação de emergência serve para fazer o registro dos danos e prejuízos que pode ser público ou privado. No caso das famílias de Barequeçaba, por exemplo, os moradores terão amparo jurídico para fazer o resgate do FGTS deles", explicou o Major.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social cerca de 30 pessoas estão desabrigadas e 120 desalojadas e hospedadas em abrigos temporários.

No final de semana o Fundo Social fez o atendimento de mais de 400 pessoas que passaram pelos abrigos provisórios montados em unidades de ensino da cidade. Cerca de 150 pessoas somente na EMEI Chapeuzinho Vermelho, no bairro São Francisco e cerca de 40 pessoas na unidade da Enseada.

A rodovia Rio-Santos, altura do quilômetro 118 - no bairro Cigarras - permanece interditada totalmente para a limpeza da pista e a contensão da encosta que ainda corre o risco de deslizamento.

Os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Geológico e da Defesa Civil seguem com o monitoramento e as avaliações periódicas para que possa ser feita liberações momentâneas de meia pista.

A Defesa Civil permanece com o monitoramento das áreas de risco e pede para a população em caso de ocorrências ligue para os números de atendimento nos telefones 153 e 199.