São José dos Campos registra queda de 41,17% no número de homicídios

De janeiro a novembro deste ano foram registradas 40 ocorrências de homicídio doloso, contra 68 casos contabilizados no mesmo período de 2016


São José dos Campos registrou queda de 41,17% no número de ocorrências de homicídios nos 11 primeiros meses de 2017, segundo dados estatísticos da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo. O índice criminal reflete o resultado da produtividade policial nas ruas do município e a ampliação no número de parcerias como a Atividade Delegada, criada pela Prefeitura.

De janeiro a novembro deste ano, a cidade registrou 40 ocorrências de homicídio doloso (quando há intenção de matar), contra 68 casos contabilizados no mesmo período de 2016. Nenhum latrocínio (crime quando a vítima é morta após sofrer roubo ou assalto), ocorreu em novembro.

O índice de queda no número de roubos no acumulado de janeiro a novembro é de menos 25,9%, com 2.951 casos em 2017 e 3.983 registros no mesmo período do ano passado. Se compararmos apenas novembro, São José teve 32 roubos a menos. Já furtos, a queda foi de 1,31%. 

O crime de estupro também teve queda. Nos 11 primeiros meses de 2017, foram 120 registrados --20% a menos do que de janeiro a novembro de 2016, quando a polícia contabilizou 150 casos.

Veículos

Nos 11 primeiros meses, o índice de roubos de carros no município teve queda de 8,19% se comparado ao acumulado até novembro, quando foram computados 695 boletins de ocorrências na Polícia Civil. Em 2016, foram 757 roubos no mesmo período.

Há um mês para o encerramento dos dados do Governo do Estado de São Paulo, São José teve apenas um caso de roubo a banco, registrado em julho.

São José Unida

O bom índice de São José é resultado do programa São José Unida - Segurança e Inteligência, responsável por reunir as forças policiais e os órgãos de prevenção do município, com o objetivo de definir ações conjuntas e contribuir com o combate à criminalidade, garantir o ordenamento urbano e promover maior segurança entre a população.

A força-tarefa envolve a Guarda Civil Municipal, fiscais de posturas municipais e agentes de trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.

Com a união de esforços e o emprego de recursos compartilhados, a Prefeitura implantou o terminal do COI (Central de Operações Integradas) na Polícia Civil, realocou 20 câmeras de monitoramento em todas as regiões, incluindo a área no entorno da Fatec e Unifesp (Parque Tecnológico), na região do Parque Alberto Simões e na Avenida Anchieta, entre outras ações em prol da segurança.