Saiba quando é a hora de trocar o sofá, o tapete, o colchão e o travesseiro

Eles não duram para sempre


Existem alguns produtos cuja necessidade de troca fica evidente ao longo dos anos. É o caso dos celulares, microondas e até mesmo as geladeiras. Mas pouco se fala da troca de produtos como colchões, travesseiros, tapetes e sofás. Todos eles podem causar sérios problemas de saúde caso não sejam limpos e trocados com uma determinada frequência.

Uma boa noite de sono começa por um bom travesseiro e um bom colchão. Ambos devem alinhar o seu corpo e cabeça corretamente para não provocar problemas como torcicolo e dores na coluna. Acontece que, após alguns anos, nem mesmo o melhor produto fica imune à ação do tempo.

O colchão pode durar muitos anos, caso seja de boa qualidade. Segundo o National Sleep Foundation, instituto americano que estuda o sono, o ideal é você não esperar mais de oito anos para trocar o produto por outro novinho em folha. Vale para todos os tipos, desde aqueles que são feitos com espuma, até os de mola e camas box.

Um travesseiro em más condições, além de poder provocar problemas posturais, também tem o poder de desencadear violentas reações alérgicas. Com o passar das semanas e meses, o travesseiro acumula óleo e células mortas da pele. Esse conjunto de fatores pode deixá-lo com um mau cheiro e facilitar a proliferação de ácaros.

Por este motivo, o ideal é lavar as roupas de cama com frequência, sejam elas do colchão ou do travesseiro. Por causa dessas características, é recomendável fazer a troca do produto no máximo depois de dois anos. O melhor, mesmo, é substituir o travesseiro velho por um novo mais ou menos a cada seis meses, se você puder.

Os sofás são mais duráveis. Um bom modelo pode durar até 20 anos, dependendo do material de que é feito. Em outros casos, no entanto, você terá que avaliar a possibilidade de reformá-lo. O móvel também pode ser coberto por uma nova capa. O tapete, por sua vez, tem duração muito variável, por causa dos diferentes modelos. Um simples pode ser útil durante aproximadamente cinco anos, enquanto um de alta qualidade pode ficar com você por longos 25 anos.