Saiba a importância da organização da geladeira para conservar os alimentos

Medida é importante para manter uma boa estética dentro do eletrodoméstico e também colabora com sua saúde


A organização dos alimentos na geladeira é muito importante não só para manter uma boa estética como também para a saúde. Se você colocar produtos em lugares errados, esse simples ato pode favorecer a proliferação de bactérias e uma posterior contaminação por microrganismos. Por este motivo, vamos dar algumas dicas para você conservar melhor os alimentos.

A geladeira duplex e a inverse são modelos que facilitam o armazenamento e a visualização dos alimentos, evitando desperdício. Os modelos invertidos deixam na altura das mãos os alimentos mais utilizados, já que o refrigerador fica na parte de cima e o freezer na parte de baixo. Nessas geladeiras, há portas e prateleiras para facilitar a organização. Verduras e frutas, por exemplo, devem ser armazenadas em lugares específicos.

Primeiro de tudo, é importante que a geladeira seja regularmente higienizada. No armazenamento, certifique-se que os alimentos estão guardados em recipientes fechados – nunca use panelas para essa finalidade. Outra dica é não deixar a porta da geladeira aberta durante muito tempo.

Quando você armazena um alimento de forma correta, está preservando não só sua saúde, mas também a conservação daquele produto – como carnes, ovos e leite. Nas prateleiras superiores, devem ficar os alimentos que precisam de maior refrigeração, como leite, e alimentos que já estão preparados, como saladas. Quando o consumo da carne for imediato, ela também deve ficar na prateleira superior. Se o consumo for posterior, guarde-a no congelador.

Nas prateleiras inferiores, coloque os produtos que precisam de menos refrigeração, como legumes, verduras e frutas. Normalmente, há caixas específicas para o armazenamento desses alimentos. As prateleiras centrais podem receber as comidas  pré-preparadas. Na porta, deixe apenas aqueles que não precisam de muito resfriamento, como temperos e bebidas.

Outras dicas são retirar da embalagem alimentos enlatados, lavar a embalagem sempre antes de armazenar algum alimento, manter a temperatura da geladeira inferior a 7ºC, verificar a data de validade dos produtos e não deixar o eletrodoméstico com excesso de itens. Seguindo essas sugestões, seus alimentos ficarão bem conservados, colaborando para a sua saúde.