Sabesp inicia remanejamento de adutora em novo trecho do km 116 na SP-55

Essa é a segunda intervenção que a Companhia executa na serra entre os bairros Cigarras e Enseada, em São Sebastião


A Sabesp está iniciando o remanejamento de um novo trecho da adutora instalada no km 116, na serra da SP-55, entre os bairros Cigarras e Enseada, na região norte de São Sebastião. A operação se faz necessária em razão de um novo desbarrancamento na pista, a 200 metros do trecho que afundou no mês de março, e assim como ocorrido anteriormente, a adutora da Sabesp encontra-se novamente exposta e suspensa, necessitando intervenção imediata.

Para a execução dos trabalhos, a Sabesp já iniciou a intervenção no local, com a demarcação do traçado onde será assentada a nova tubulação e a soldagem prévia dos tubos que serão instalados do lado oposto, margeando o morro.

Conforme explica o engenheiro da Sabesp responsável pela coordenação da obra, Josenilton Andrade da Silva, essa intervenção será um pouco diferente da executada anteriormente, quando houve a necessidade de atravessar a tubulação por baixo do asfalto. "Como já temos a nova adutora já instalada na margem do morro, o trabalho agora consiste em dar continuidade a essa tubulação por mais 300 metros, para que o DER possa trabalhar na obra de proteção do talude nesse novo trecho que desbarrancou", explicou.

Com investimento na ordem de R$ 563 mil, a intervenção conta com a atuação de 20 funcionários e tem prazo de conclusão para 60 dias. Inicialmente os serviços serão realizados no período diurno e ao final da obra, na etapa de interligações, os trabalhos acontecerão no período noturno. Vale ressaltar que durante a realização da intervenção não será necessária a interrupção no abastecimento de água.