Produção de Kombucha chega ao Vale do Paraíba

A primeira Kombucheria do Vale do Paraíba tem produção da chef Silvana Carvalho, que desenvolve todo o processo naturalmente e ela própria quem faz a alquimia dos sabores


A Kombucha é uma bebida que tem chamado a atenção cada vez mais de pessoas interessadas em ter uma vida saudável. De sabor marcante e naturalmente gaseificada é um dos diferenciais do Café Jardim, que fica dentro do ambiente de coworking do Espaço Gastronômico Chef Thais Okamoto, no Jardim das Indústrias em São José dos Campos.

A primeira Kombucheria do Vale do Paraíba tem produção da chef Silvana Carvalho, que desenvolve todo o processo naturalmente e ela própria quem faz a alquimia dos sabores.

A Kombucha é uma bebida fermentada por uma colônia de microrganismos (scoby) a partir de chá verde ou preto. É uma fonte rica em probióticos que faz bem para a saúde do intestino e consequentemente, para a pele. Tem alto poder antioxidante, é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C.

"A Kombucha é uma bebida milenar intitulada no Oriente como elixir da vida, entre os seus benefícios, estão, reconstituir a flora intestinal, ajudar a metabolizar os açúcares contidos nos alimentos ingeridos, aumentar a imunidade e a produção de serotonina, te deixando mais feliz. Para quem busca se alimentar de forma mais saudável é uma ótima pedida", comentou a chef Silvana Carvalho.

A chef Silvana que segue a linha de preparo tanto de bebidas quanto de pratos com ingredientes naturais, iniciou a produção em sua chácara em Jambeiro, e desenvolveu a marca Di Casa.

Recentemente ela e a Chef Thais Okamoto desenvolveram o projeto Kombucheria Di Casa para o Café Jardim, facilitando o acesso a bebida nos seus diversos sabores e complementando o menu do café, com uma alimentação saudável.

A Kombucha é engarrafada e etiquetada com todas as informações para o consumidor e pode ser levada para casa ou consumida no próprio Café Jardim. Entre os sabores disponíveis estão os: Hibisco & Uva, Hibisco & Fruit Blend, Erva Doce & Tangerina, Camomila & Cajá e Cúrcuma, Camomila & Pitanga, Mate & Limão Cravo, entre outros.

O cardápio do Café Jardim conta com drinks sem álcool, como o suco verde com Kombucha de Erva Doce & Tangerina, o de Amoras Orgânicas vindas das Terras Altas da Mantiqueira com a Kombucha de Hibisco & Uva, o de Manga com um rolezinho de gengibre com a Kombucha de Camomila & Cajá e muitos outros criados na hora, a escolha do cliente, pela chef Silvana Carvalho.

"Todo o processo da Kombucha e dos preparos dos drinks são feitos com muita dedicação e inspiração. As misturas de sabores são estudas e testadas. Quem experimentar vai se surpreender com suas características tão diferenciadas. A bebida é preparada para beneficiar a saúde e oferecer prazer aos sentidos", comentou a chef Thais Okamoto.

Cardápio Saudável

No Café Jardim, para acompanhar as Kombuchas foi desenvolvido um cardápio saudável para pessoas que cuidam da saúde e para clientes fitness.

Há opções de lanches preparados com pães de fermentação natural, bolinhos funcionais e sobremesas. Tudo preparado com frutas, hortaliças, ervas fresquinhas, grãos integrais, ovos caipiras, produtos orgânicos, azeite de oliva extra virgem.

"As geleias usadas no café são feitas por mim, as folhagens e ervas são plantadas, cuidadas e colhidas por mim. Tudo é feito e pensado com muito carinho", comentou a chef Silvana Carvalho.

A união do conhecimento em gastronomia saudável da chef Silvana Carvalho alinhada a experiência da cozinha internacional da chef Thais Okamoto resultou num cardápio único. Entre as delícias doces e salgadas estão:

Torrada Francesa Doce, que leva uma fatia de brioche passada em ovos caipiras com baunilha, polvilhada com açúcar demerara orgânico com gengibre e salteada em azeite de oliva extra virgem. Servida quentinha com sorvete de cacau Di Casa.

Tem pão de levain sem nenhum aditivo químico ou conservante. Há opções de combo para duas pessoas, como este que leva: uma fatia de pão de levain tradicional, uma fatia de pão de grãos, um pãozinho doce, um bolinho de frutas frescas. Tudo quentinho e acompanhado de três tipos das geleias, duas pastinhas do dia, dois ovos quentes da Chef, um café a escolha do cliente e um copo de Kombucha de hibisco.

Há opções individuais como: Bruschetta Boa D , com uma fatia generosa do pão tradicional de levain com queijo meia cura, tomatinhos, ervas de cheiro do jardim, ao toque de flor de sal, tudo regado com azeite.

As chefs desenvolveram acompanhamentos diferenciados para os pães como as pastinhas saudáveis feitas à base de leguminosas, vegetais, grãos e azeite e a versão raw (cruas). Sem falar das geleias preparadas com fruta fresca, especiarias e açúcar demerara orgânico. E ovos caipiras nas versões: ovos mexidos ou quentinhos (cozidos).

Para os apaixonados por doce, o cardápio é imperdível.

Petit Gateau de Doce de Leite ao Aroma de Limão Siciliano com Natas frescas crocante de castanhas, que é um bolinho cremoso e quentinho preparado com doce de leite alhambra, raspas de casca do limão siciliano servido com creme de leite fresco batido sem açúcar, o que deixa esta sobremesa muito menos doce do que você imagina.

Torta Mousse de Cacau e Calda de Frutas Vermelhas, um pedaço de torta gelada preparada com cacau 100%, chocolate meio amargo, açúcar mascavo e azeite de oliva extra virgem. Servida com uma pitadinha de flor de sal.

E ainda, fatias de bolos com sabor de infância, bolos com ingredientes funcionais, torta com massa brisê super crocante, saladas da horta, chás de ervas frescas do jardim, chás importados, café à moda da roça (com coador), café Italiano moka que é aromatizado com cardamomo, menta, hortelã, cravo e canela ou erva cidreira, entre outros.

Café Jardim

Espaço Gourmet Chef Thais Okamoto

Horário: de terça a sexta, das 9h às 19h. Aos sábados, das 9h às 17h.

Endereço: Av. Dr. João Batista de Queiroz Jr., 950- Jd. Indústrias. São José dos Campos. Informações: (12) 3931-6144 ou whatsapp (12) 98208-6097.