Preparação de solo antes de uma obra

Limpeza de vegetação e resíduos do local, nivelamento do terreno, cortes no solo, estabilização do terreno...


Uma obra de construção civil, seja de pequeno porte até obras de grande porte, envolve investimento significativo de recursos financeiros. Por isso, é necessário um bom planejamento e administração para que seja otimizada a utilização dos recursos, evitando desperdício, e para obtenção de edificações de excelente qualidade. Além disso, o cuidado com o planejamento e execução vão fazer com que muitos problemas sejam evitados no futuro para os usuários e os investidores de uma edificação.

Antes de iniciar uma obra, é preciso a preparação do terreno, fundamental para garantir a instalação de uma obra de construção civil bem sucedida e segura. A preparação do terreno pode incluir uma série de etapas como limpeza de vegetação e resíduos do local, nivelamento do terreno, cortes no solo, estabilização do terreno, instalação de muros, instalações elétricas e hídricas para que sejam criadas condições ótimas para a execução do projeto de construção. A necessidade da inclusão de uma ou mais destas etapas será determinada por especialistas, engenheiros e arquitetos que deverão fazer o planejamento adequado antes do início das atividades ao visitar e avaliar o local do projeto.

Demarcação da área

Para a orientação eficiente dos trabalhadores, sem erros, com a leitura correta dos mapas e projetos, é muito importante a demarcação do terreno adequada com objetos demarcadores, muros ou linhas afixados de forma lógica e clara, para que haja correta orientação e guia para quem está trabalhando no local.

Nivelamento do terreno

Na maioria das vezes, os terrenos que vão receber uma obra de construção civil não se encontram em um estado adequado para início imediato da obra, por isso é necessário trabalhar o relevo acidentado para obter uma topografia ideal para construir.

O nivelamento será planejado, dependendo da topografia do terreno, se existem aclives ou declives e a necessidade para aterramento ou corte. Na etapa de  planejamento, também deve ser adicionado o tipo de maquinário necessário para realização do projeto como, por exemplo, os tratores de pá frontal e esteira e niveladoras de controle a laser.

Estabilidade do terreno

Após a etapa de nivelamento é necessário prosseguir com a verificação da estabilidade do terreno quee também deve ser avaliado por profissionais capacitados como engenheiros, arquitetos e geólogos. Muitos terrenos já tem uma estabilidade adequada para receber a construção, mas também vai depender da composição do solo daquela área. No caso de não haver a estabilidade suficiente, é necessária a correção do solo para evitar problemas de desmoronamento, rachaduras, infiltração e uma infinidade de problemas relacionados a um solo instável.  Uma solução eficiente é o uso da tecnologia de estabilização de solos moles que são soluções avançadas para aumentar a consolidação do solo como uma manta de drenagem, além de conter a propagação lateral e horizontal e fortalecer a resistência a cargas deste terreno.

Construção de muros ou fechamento da obra

Em um canteiro de obras existem muitas possibilidades de acidentes devido às máquinas e operações em andamento, por isso, todas as pessoas devem estar utilizando os equipamentos de proteção individual e, por segurança, deve ser feito o fechamento da obra com a construção de muros ou proteção do canteiro com outro tipo de material tipo madeira ou metal. Isso  evita a aproximação de pessoas não permitidas no local sujeito a riscos de acidentes, além da proteção contra o roubo de material, ferramentas e equipamentos. Depois de todos esses passos é necessária nova limpeza do local para retirada de excesso de vegetação e entulho.

Ligação de fornecimento elétrico e hídrico

Com o terreno nivelado, estabilizado, fechado e limpo, será feita o fornecimento de energia e a água através das ligações como planejadas no projeto, pois serão necessários para o prosseguimento do trabalho de construção ao alimentar equipamentos utilizados na obra, além de realizar a limpeza de equipamentos usados no local.

Organização dos espaços

Além disso, a preparação do terreno também engloba a organização do ambiente, definindo como os espaços devem ser ocupados durante o andamento das atividades da obra. Devem ser estipulados locais para armazenamento de material e ferramentas, para entrada e saída de pessoas e material de forma que haja aproveitamento máximo do espaço e otimização da produtividade dos funcionários, evitando tumultos e acidentes.

Portanto, seguindo todos esses passos, o andamento da obra será bem sucedido. Com um planejamento adequado e a preparação do terreno, seguido de demarcação, limpeza nivelamento, determinação da estabilidade, instalações de energia e água garantem que esse projeto levará a fundações de construção sólidas e duradouras para que usuários e investidores fiquem satisfeitos e seguros.