Prefeitura e Sebrae/SP formalizam convênio do Projeto Caraguatatuba Empreendedora IV para atender 13,5 mil pessoas

A parceria resultado em 1.094 horas de treinamento para empresários, microempreendedores, artesãos e pequenos produtores rurais


Prefeitura de Caraguatatuba e o Sebrae/SP assinaram o convênio definitivo para a realização do Caraguatatuba Empreendedora IV na última terça-feira (21/01), no Paço Municipal, no Centro.

Em 2020, a iniciativa capacitará gratuitamente 13.500 pessoas, entre empresários, microempreendedores, artesãos e pequenos produtores rurais, além de alunos das redes municipais e estaduais de ensino com cursos, palestras, consultorias e oficinas voltadas para a gestão de negócios, totalizando 1.094 horas de treinamento.

O prefeito Aguilar Junior e o gerente regional do Sebrae/SP, Jardel José Busarello, assinaram o documento, acompanhados do gestor do Posto do Sebrae Aqui de Caraguatatuba e do Litoral Norte, Eduardo Ilário, e da coordenadora de projetos do Sebrae/SP, Lívia Torres.

O gerente regional do Sebrae/SP, Jardel José Busarello, disse que Caraguatatuba é a cidade mais empreendedora da região. "Nesse 4º ciclo do programa, o Sebrae e a Prefeitura querem envolver mais pessoas nas capacitações. Os interessados nos cursos e consultorias devem deixar o cadastro atualizado no Posto do Sabrae Aqui", orientou.  

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o Caraguatatuba Empreendedora IV alcançará cerca de 13.500 moradores, entre empresários, MEI's e potenciais empreendedores, além das crianças e jovens em idade escolar com suas ações. "Queremos dar condições para que os empreendedores locais possam gerar mais emprego e renda, visando o fortalecimento da economia local em todos os ramos",  destacou.

Em 2019, o Posto do Sebrae Aqui da Prefeitura de Caraguatatuba fez 2.655 atendimentos para microempreendedores individuais (MEI's), micro e pequenos empresários, como orientação para abertura de negócio, declaração anual MEI, impressão de guias de pagamento,  emissão de notas fiscais, consultorias, inscrições para cursos e acesso a linhas de crédito. A previsão do Sebrae/SP era realizar 2.380 atendimentos no ano passado, mas a meta ficou em 111% do previsto para o ano passado.

Caraguatatuba Empreendedora IV

O Caraguatatuba Empreendedora IV oferecerá cursos, oficinas e palestras nas áreas de finanças, marketing, vendas, planejamento e gestão de pessoas os segmentos de Alimentação Fora do Lar, Turismo (voltado para o trade do setor) e Multisetorial (destinado a empreendedores de diversos ramos). A Prefeitura de Caraguatatuba e o Sebrae/SP continuam com "Jovens Empreendedores - Primeiros Passos". A iniciativa, que desenvolve o potencial empreendedor em 9 mil alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino, abrangerá cerca de 1.400 estudantes do Ensino Médio em 2020.  Além das capacitações e consultorias, os empresários e empreendedores do terão a oportunidade de contratar até R$ 20 mil a juro zero para investir em equipamentos e reformas nos seus estabelecimentos; fazer visitas técnicas a feiras para conhecer as tendências do mercado; participar das rodadas de negócios do 3ª Empreenda Caraguatatuba; ter acesso ao Programa Investe Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur para acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos; e imergir nas 60 horas no Seminário Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e identificação de novas oportunidades de negócios.

O Posto do Sebrae Aqui da Prefeitura de Caraguatatuba (no prédio da Secretaria de Governo) fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1.011 - Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3882-3854 ou e-mails sebraeaqui@caraguatatuba.sp.gov.br e sebraeaquicaraguatatuba@gmail.com.

A Sala do Empreendedor da Prefeitura de Caraguatatuba (no prédio da Secretaria de Governo) está localizada na Av. Frei Pacífico Wagner, 1.011 - Centro. O telefone é o (12) 3889-1410.  sala.empreendedor@caraguatatuba.sp.gov.br

Histórico

Em 2019, o projeto Caraguatatuba Empreendedora III contou com palestras, consultorias e oficinas nos Programas Artesanato, Alimentação Fora do Lar, Olericultura, Reparação Automotiva e Comércio Varejista de Alimentos (minimercados). Cerca de 180 empresários dos ramos de artesanato, alimentação, vestuário, hospedagem, beleza e agricultura fizeram as capacitações do Projeto Caraguatatuba Empreendedora II da Prefeitura Municipal e do Sebrae no ano de 2018. Em 2017, cerca de 50 empresários participantes do Caraguatatuba Empreendedora I fizeram encontros avançados e oficinas gratuitas de finanças, marketing, vendas, planejamento e gestão de pessoas.

anuncio