Prefeitura de Ubatuba promove ação de combate ao turismo ilegal

Ação conjunta, articulada pela secretaria de Turismo, teve objetivo de fiscalizar e orientar sobre práticas inadequadas


No último sábado, 08, uma ação conjunta que envolveu a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Turismo e Guarda Civil Municipal (GCM), a Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e as polícias Ambiental e Marítma percorreu as praias do cedro, Deserta, Saco das Bananas e Simão para ações de fiscalização, visando o combate ao turismo ilegal.

Como são locais de difícil acesso, esses locais são procurados para a prática de acampamento irregular e turismo predatório.

De acordo com a Comtur, a operação foi articulada visando a orientação dos turistas sobre as práticas ilegais. Não foram registradas ocorrências e foi feito o monitoramento das áreas.

"A ação visa combater acampamento irregular em áreas inadequadas. Não queremos proibir o acampamento, mas sim, indicar que a prática seja executada em locais indicados visando, principalmente, a preservação de nossos recursos naturais e praias", explicou o secretário de Turismo, Potiguara do Lago.

Legislação

O Decreto Estadual 52.388, de 13 de fevereiro de 1970, proíbe o camping selvagem e o churrasco nas praias em todo o litoral do estado, e a Lei Municipal número 1360, de 27 de maio de 1994 também trata sobre o assunto.
O camping em Ubatuba só é permitido em locais regulamentados pelo município.

Recomendações em Ubatuba

Para os amantes do Turismo Ecológico, é recomendada a contratação de um dos mais de 80 guias de turismo credenciados junto ao Ministério do Turismo, que poderão orientar as trilhas e os locais onde é permitida a prática de camping de pernoite.
Além de ser um crime, segundo a lei, o acampamento na praia provoca a depredação da natureza com atitudes como retirada de madeira verde para fazer fogueiras e lixo.