Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura unidade do CAPS Infantil

Centro de Atenção Psicossocial terá atendimento voltado para a área mental das crianças portadores de transtornos mentais


Pindamonhangaba recebeu, oficialmente, nesta sexta-feira (21), a sede do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, que iniciou os trabalhos nos primeiros dias deste ano.
O CAPS Infantil compõe a rede de atenção à saúde mental do município e é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito, Isael Domingues, os vereadores Magrão, Osvaldo e Gislene, a secretária da saúde Valéria dos Santos, a secretária adjunta da saúde Mariana Freire, José Carlos Pinto, diretor de atenção especial e também representantes do grupo "Mães de Azul", Kelly Magalhães e Roseli Ney.

Em Pindamonhangaba, existe um termo de compromisso com o Ministério Público desde 2012 sem a efetiva realização. "Na atual gestão fizemos um acordo com o MP para que esse trabalho seja implantado em duas fases. Estamos iniciando a primeira etapa e após o concurso público teremos o segundo momento para assim dar um atendimento de mais qualidade, integrando o Caps I com o Caps Adulto, Caps Álcool e Droga e o nosso ambulatório de Saúde Mental", afirmou Mariana Freire, secretaria adjunta de Saúde.

O Prefeito Isael Domingues avalia como um grande avanço a inauguração do CAPS Infantil. "A questão de ter um espaço como o CAPS já era uma pressão social muito forte, porque não havia um profissional para diagnosticar e dar o laudo do transtorno corretamente das crianças, e com isso elas ficavam sem um bom encaminhamento. Hoje, nós temos a APAE, temos o NAP e agora o CAPS Infantil, que terá atendimento de um neuropediatra, psiquiatra infantil, além de psicólogas, assistente social e terapeuta ocupacional", explica.

O Caps Infantil em Pindamonhangaba está na Av. Albuquerque Lins,245, centro, próximo à Receita Federal. 

anuncio