Poupatempo realiza inscrição de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual

Ação é uma parceira com a Secretaria da Educação e busca facilitar a vida do cidadão que pretende se matricular na rede pública de ensino


Os postos do Poupatempo em todo o Estado realizam a inscrição de novos alunos interessados em ingressar na rede pública de ensino.  A ação é uma parceria com a Secretaria da Educação e busca facilitar a vida do cidadão que pretende se matricular nas escolas públicas de São Paulo.  Na rede estadual, o ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto em 23 de dezembro de 2020.

Para solicitar o serviço nos postos de atendimento do Governo do Estado, é preciso fazer o agendamento prévio nos canais de atendimento do Poupatempo: o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), o aplicativo SP Serviços ou por meio dos totens de autoatendimento, presentes em shoppings, supermercados, estações de Metrô e CPTM.

No dia e horário marcados, os interessados devem levar ao Poupatempo o RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.

Concluída a inscrição, o cidadão receberá um protocolo de atendimento. Com ele será possível consultar no site da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) as vagas disponibilizadas. Para efetivar a matrícula o estudante deverá entregar toda documentação na escola indicada no portal.

Além disso, os pais e estudantes também poderão consultar nas unidades do Poupatempo o resultado dos pedidos de transferência. Os alunos que não foram contemplados continuarão a estudar na unidade de ensino onde já estavam matriculados.

Serviços digitais

Para facilitar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços de utilidade pública, o Poupatempo ampliou o número de serviços digitais de sete para 50, realizados por meio do portal e totens de autoatendimento.  O objetivo é oferecer novas possibilidades, proporcionando mais comodidade e autonomia.

Hoje estão disponíveis seis serviços digitais na área da educação, com destaque para emissão da declaração escolar, o acesso ao boletim dos alunos e o registro da intenção de transferência para outra unidade de ensino.

Além disso, os pais podem ter acesso a rotina escolar dos seus filhos por meio dos aplicativo Minha Escola.

Desenvolvido pela Prodesp - empresa de tecnologia do Governo do Estado, responsável pela gestão do Programa Poupatempo -, a ferramenta permite o acesso ao boletim escolar do estudante, horários das aulas, registro de frequência e também um QR Code para identificar o aluno dentro da rede.

O aplicativo está disponível para download gratuito no sistema Android e iOS.