Estatísticas da Secretária de Segurança Pública apontam redução nos índices de criminalidade em Pindamonhangaba

Entre os crimes apontados no levantamento estão homicídio doloso, furto, roubo e roubo de veículo


De acordo com um levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) mostrou que os indicies de criminalidade em Pindamonhangaba são os mais baixos nos últimos 11 anos. Os indicadores são calculados com base em 100 mil habitantes, para que a base de comparação seja a mesma entre cidade de tamanhos diferentes. Segundo dados do IBGE Pinda tem mais de 160 mil habitantes. 

O dado que mais chama a atenção é o número de homicídios dolosos (quando não há intenção de matar) na cidade, que está em 9,16, o que significa nove homicídios a cada 100 mil habitantes no ano. Quando em comparativo com o ano de 2016, quando o índice era de 22,32 homicídios a cada 100 mil habitantes, é possível perceber que quatro anos atrás o indicie era 122% ao atual. Outros itens que também apresentam redução significativa foram: furto com queda para 846 a cada 100 mil/ano; roubo com 309; furto e roubo de veículo para 151; e roubo para 94.

O Secretário de Segurança Pública, José Sodário, disse que a cidade vinha tendo altos índices de homicídios nos últimos, mas graças à união das polícias Civil e Militar, o apoio da Prefeitura e a participação da população foi possível reduzir os números. "Aumentamos o efetivo de PMs na cidade de 25 por dia, remunerado pelo município por meio de convênio com o Estado, disponibilizamos 13 novos veículos, sete automóveis e seis motos, implantamos a nova Guarda Civil Metropolitana e o nosso COI que antes não existia e hoje atua com 18 câmeras de monitoramento. E, em breve, será expandido", explicou.

Para o prefeito Isael Domingues a redução nos índices de criminalidade se deve à gestão integrada. "Além dos investimentos na segurança, que aumentou sensivelmente, temos as ações na educação, cultura, esporte, social, desenvolvimento econômico, habitação e Fundo Social, que, com certeza, somadas contribuem para essa marca atingida. Nossa missão é proporcionar felicidade e ter uma cidade mais humana, inteligente e integrada", ressaltou.